Biologia, perguntado por thiagomv20, 9 meses atrás

1. Caracterize a estrutura viral.
2. Como se dá a reprodução dos vírus de DNA e RNA

Soluções para a tarefa

Respondido por luizgersonn
2
oi thiago! beleza?
A estrutural viral mais básica, vista em Ensino Médio, é o bacteriófago, justamente por ele ser o responsável por atacar bactérias.

O mais básico é saber que ele possui um material genético, DNA ou RNA, que se replica e é envolvido por uma membrana lipoproteica, chamada de capsídeo ou nucleocapsídeo, (muitas vezes esses conceitos se confundem) formados por microestruturas, chamadas de capsômeros. Nele, especificamente, temos uns outros filamentos de proteína, que servem como “as perninhas” (conceito bem básico) pra ele se fixar na celular e injetar o material genético.

Depois disso, e agora não falo só do vírus bacteriófago, e já de outros importantes na epidemiologia médica, temos a envelope viral, nem todos os vírus possuem isso, sendo chamado de condicionante, ou seja, o vírus que tiver, piora o quadro clínico do doente. Quando mais condicionantes ou envelopes extras o vírus tiver, maior a dificuldade em combatê-lo.

Por fim, os vírus podem se reproduzir por várias maneiras, dentre as mais conhecidas, vou citar dois ciclos:

LÍTICO: após injetar o material genético na célula, o DNA ou RNA viral tem suas prioridades: ordenar a fabricação de cópias idênticas a eles. No caso do RNA, ele primeiro se converte em DNA, por meio de uma enzima transcriptase reversa, para ordenar a produção, geralmente nos ribossomos, de outras cópias. Esse ciclo é mais rápido, como no caso da Covid-19, transmitida pelo vírus SARS-CoV-2, ou no caso da Influenza, transmitido pelo H1N1.


LISOGÊNICO: o vírus adere ao material genético da célula o seu RNA ou DNA e passa, a medida em que ela vai se replicando, a se dividir junto com ela, ou seja, se a célula se dividir 40.000 vezes, eu terei mais 40.000 cópias do mesmo vírus. Esse caso é famosamente conhecido na AIDS, visto que, quando descobrimos ela, ela já está em estados muito avançados, logo ele é de manifestação mais tardia: o vírus decide quando vai atacar o sistema da pessoa.
Perguntas interessantes