1. Assinale todos os exemplos descritos que se abaixo que se referem ao cyberbulliyng:
(a) Um menino que passeava teve seu celular roubado;
(b) Uma menina vira motivo de piada na escola após cortar e doar seu longo cabelo; (c) Um vídeo flagrante de um menino usando o banheiro da escola viraliza nas redes sociais.
(d) Um menino cria e altera a legenda de vídeos aleatórios de colegas e professores, tornando-os engaçados, para gerar engajamento nas suas redes sociais.
(e) A menina, com o fim do relacionamento, divulga fotos e vídeos íntimos da relação. (f) Um menino que luta no processo de emagrecimento teve suas fotos do antes e depois indevidamente expostas nas redes sociais.
2. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada a uma prevenção ao cyberbulliyng:
(a) Evitar a exposição de intimidades na internet
(b) Se corresponder, nas redes sociais, apenas com pessoas do mesmo sexo e que você conhece pessoalmente.
(c) Em caso de agressões que possam causar danos morais por injúria, calúnia e difamação, procurar uma delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência.
3.
Assinale a alternativa que NÃO é uma possível consequência do cyberbulliyng:
(a) Isolamento e tristeza;
(b) Depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico;
(c) Baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se relacionar com os outros
(d) Alto astral pois o que importa é ser visto e lembrado. 4. E você, o que pensa do sobre o assunto? Escreva um parágrafo sobre o assunto. Como você percebe o cyberbulliyng? Já foi vítima ou conhece alguém que sofreu com isso?
Soluções para a tarefa
1) d
2) b
3) d
4)
Eu desaprovo a idéia do cyberbullying pois já sofri muito com isso. Eu começo a perceber que alguém está sofrendo essa situação pois:
Na internet, uma brincadeira ofensiva pode se tornar rapidamente humilhação pública
Quem testemunha, compartilha, encaminha e comenta cenas de cyberbullying também participa da violência
O efeito viral torna a violência e o dano ainda maior, mesmo que não haja agressão física
Muitas vezes a criança e o adolescente não falam sobre situações difíceis pelas quais estão passando. É importante que pais e professores fiquem atentos quanto a sinais que possam indicar problemas na escola e fora dela relacionados ao bullying. Elas também podem esconder algum tipo de problema relacionado ao cyberbullying com medo de que os pais proíbam o uso de celular e computador, o que é quase que vital para eles.
Nem sempre é fácil perceber quando uma criança sofre cyberbullying, os sinais costumam ser subjetivos e variar de uma pessoa para outra
Observe se há alguma mudança repentina no comportamento de seu filho, como por exemplo, se ele era mais falante e sociável, passou a ficar mais calado e introvertido
Na hora de ir para escola, ele pode demonstrar sinais de sofrimento e muita resistência, pode adoecer mais de uma vez ou pedir para voltar para casa
Ele pode evitar atividades em grupo, convívio com colegas ou situações sociais como festas e encontros fora da escola
Crianças tem diferentes maneiras de demonstrar sofrimento, nem sempre através da fala, somatizações, pesadelos frequentes e a ocorrência de doenças frequentes e inexplicáveis podem ser um sinal de que algo não está bem.
Eu tive a sorte de não sofrer. Mas quem sabe?