História, perguntado por Emilyrezende4542, 2 meses atrás

1. As diversas transformações na Igreja Cristã, ocorridas no século XVI, são conhecidas na historiografia como Reforma Protestante. Ela consistiu em uma reformulação de crenças, costumes e valores, voltados a uma reestruturação social no continente europeu. Entre seus principais efeitos, destacam-se:

Soluções para a tarefa

Respondido por juliamoreira92
0

Resposta:

Vamos por partes... Em uma época de crise, a Igreja Católica ainda obrigava o pagamento de impostos, os quais teriam sido aplicados em locais do clero, muitas vezes dando a luxúria da vida do alto clero e isso teria feito os cidadãos questionarem o poder da Igreja, pois era período de decadência econômica e muitas pessoas teriam o pouco que tinham para sobreviver e pagar a Igreja. Outro ponto é o dinheiro, posses de terra, e posses materiais da Igreja que eram muitas vezes invejadas e questionadas pelos nobres e outros, pelo fato de não saberem o motivo da Igreja ter tanta luxúria. O excesso de poder da Igreja também era invejado e questionado pela população, assim como o seu envolvimento em assuntos fora da religião considerados desnecessários. Todos esses fatores contribuiram para o início da Reforma Protestante que teve como seus principais líderes Lutero, Calvino...

Ou seja, os principais feitos da reforma giravam em torno da criação de Igrejas protestantes: a Calvinista, a Luterana e a Anglicana.

Igreja Calvinista: João Calvino foi um teólogo francês responsável pela criação da Igreja Calvinista que tinha como objetivo mostrar que a salvação vem por meio da fé e da bíblia, diferente da Igreja Católica. Desde sua chegada a terra você é predestinado ao céu e ao inferno  e que os bens materiais são bençãos de Deus alcançados com bons feitos em sua vida.

Igreja Luterana: Lutero haveria de modificar a Igreja Católica, efetuando mudanças pontuais nas maiores divergências. Então, entre os maiores aspectos divergentes pode ser encontrado o fim do celibato, o fim de venda de indulgências, devido à igreja prostestante negar a autoridade do papa e a adoração de imagens, além de pregar que uma pessoa seria salva pela fé. Outro ponto de grande importância é que, de acordo com a Igreja Luterana, todo fiel deveria ter uma bíblia para aprender com o que Jesus tinha deixado escrito, principalmente no novo testamento.

Explicação:

Respondido por financeiroflacker
0

Resposta: B.

Ruptura da cristandade ocidental, o advento do mercantilismo e o fortalecimento dos Estados modernos.

Explicação:

Os principais efeitos da Reforma Protestante são a ruptura da cristandade ocidental, o advento do mercantilismo e o fortalecimento dos Estados modernos. O trivium e o quadrivium foram parte do currículo educacional do período medieval, caindo em desuso no período moderno. A pacificação religiosa só foi alcançada após muitos conflitos e contra a vontade da Igreja Católica. Nunca houve anulação da venda de indulgências; apenas uma transformação de seu significado. Por fim, o protestantismo surgiu na Alemanha e se espalhou pela Europa, chegando no Novo Mundo séculos mais tarde.

Perguntas interessantes