1.Artigos de divulgação cientifica mantém semelhanças com o artigo cien tifico que lhe deu origem. Em "A mensagem na garrafa", é possível notar isso.
Artigo científico é o texto que apresenta resultados de uma pesquisa rea
lizada de acordo com métodos científicos, fornecendo informações e con clusões a respeito do assunto analisado. É escrito por um especialista e tem outros especialistas como interlocutores. Na divulgação dos resultados para leitores leigos, procura-se manter, em geral, além do rigor dos dados e in formações, certa impessoalidade, a fim de dar destaque aos fatos.
Releia estes trechos.
l. Há décadas/buscam-se sinais de fora da Terra.
II. [...] não há qualquer evidência / de que os sinais detectados foram pro duzidos por uma forma de vida inteligente.
III. [...] os fenômenos elétricos e magnéticos eram compreendidos como duas manifestações distintas de forças da natureza. IV. [...] diversas "mensagens em garrafas" já foram enviadas para lugares mui
to distantes.
a) Nos trechos I e II, qual é o sujeito das orações destacadas?
b) Nos III e IV, as formas verbais estão na voz passiva ou na voz ativa? Há a presença de um agente da passiva? Por que o autor do texto fez essa escolha?
c) Com base em suas respostas às questões anteriores, responda: Por que, em um artigo de divulgação científica, há a presença de cons truções sintáticas como as que se veem nessas orações?
2.Em alguns momentos, é possível notar, no texto do artigo, o uso da 1ª pessoa.
a) Anote, no caderno, um trecho em que isso acontece.
b) Que efeito o emprego da 1ª pessoa cria no artigo?
c)Esse recurso poderia ser empregado em artigos cientificos propria mente ditos? Explique.
Soluções para a tarefa
1. a) Tanto no trecho I como no trecho II, há oração sem sujeito, pois o verbo haver é impessoal quando indica tempo ou existência.
b) Em ambos os trechos, os verbos estão na voz passiva. Não há agente da passiva, porque não havia interesse do autor em indicar os agentes dessas ações.
c) Essas construções são comuns no artigo de divulgação científica porque o autor busca ser o mais impessoal possível, por isso prefere usar verbos na 3ª pessoa do singular e empregar a voz passiva, dando foco à informação.
2. a) Há uso da 1ª pessoa em vários trechos, como:
- "Estou me referindo […]";
- "Como em nossa galáxia existem […]";
- "[…] a nossa 'garrafa' estelar […]";
- "[…] nossas 'mensagens em garrafas' […]";
- "Se formos tão otimistas […]".
b) O uso da 1ª pessoa cria o efeito de aproximação com o leitor, envolvendo-o mais no texto.
c) Não, pois em artigos científicos propriamente ditos não se deve usar a 1ª pessoa, pois o público desse texto não é leigo sobre temas científicos, por isso o autor não precisa criar proximidade ou empatia.
Artigo de divulgação científica
Trata-se de um texto que tem o objeto de divulgar informações científicas para um público leigo, que não está familiarizado com termos técnicos.
Mais sobre artigo de divulgação científica em:
brainly.com.br/tarefa/44512540
#SPJ1