1- Após a leitura do texto, pode-se considerar correta(s) a(s) alternativa(s)
a- O foco do texto é denunciar somente a troca de produtos por versões mais atualizadas.
b- O texto destaca as consequências negativas geradas pelo consumo desenfreado.
c- O texto enfatiza a necessidade de consumismo sem afetar progresso econômico.
d- O foco do texto é apresentar o consumo exagerado e os prejuízos gerados na natureza.
e- O assunto do texto enfatiza com exclusividade a ideia do consumo e não do consumismo.
A cena é clássica: quase sempre que um determinado produto for lançado, uma enxurrada de pessoas simplesmente resolve abandonar aquele que possuem para ter o modelo atualizado, uma vez que o antigo já não satisfaz mais como antes. Assim, produtos que ainda poderiam ser usados naturalmente acabam virando descarte fácil entre os consumidores.
Com base no cenário acima, o fato é que atualmente a sociedade ocidental possui uma relação intensa de consumo, o que vem gerando consequências irreversíveis ao meio ambiente. Segundo um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a humanidade está consumindo mais do que a Terra é capaz de repor. De acordo com o documento, a Terra tem 11,4 bilhões de hectares terrestres e marinhos considerados produtivos e sustentáveis – isto é, com capacidade de renovação. Mas já estamos usando o equivalente a 13,7 bilhões de hectares para produzir os alimentos, água, energia e bens de consumo de que necessitamos. Estes dados mostram que a diferença (2,3 bilhões de hectares, ou cerca de 20%) sai dos estoques naturais não renováveis, configurando uma crise mundial sem precedentes, que tende a reduzir drasticamente a qualidade de vida até 2030.
Por isso, é urgente a necessidade de se buscar maneiras de conciliar o progresso econômico e a preservação dos recursos ambientais. Sim, é possível pouparmos o meio ambiente se tivermos um consumo consciente. Mas isso só será possível se houver articulação entre todos os setores – governo, empresas e sociedade. [...]
Precisamos urgentemente de uma mudança de postura se quisermos contribuir para a preservação do meio ambiente. Claro que as mudanças proporcionadas pela industrialização foram importantes para a evolução da sociedade, mas o consumo exacerbado (exagerado) acarretou e continua acarretando a depredação (desgaste) ambiental, de forma a comprometer visivelmente a vida na Terra. Nossa relação de consumo atual está nos levando a uma séria crise ambiental. Por isso a urgência em trabalhar políticas mais eficientes e concretas sobre esse tema. Já estamos atrasados, mas ainda há tempo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O referido texto visa destacar os danos gerados pelo consumo excessivo, especialmente ao meio ambiente, portanto considera-se correta a alternativa D.
Explicação:
Uma vez que, ao longo do texto, comenta-se exclusivamente sobre as questões ambientais ligadas ao consumismo, por exemplo a utilização de parcela maior dos recursos naturais que o meio ambiente é capaz de repor, entende-se que aí está o enfoque.
Pode-se considerar que o texto faz também referência aos danos a sociedade, mas essa questão foi apenas superficialmente citada. Além de que, em geral, a sociedade e tudo o que dela faz parte, está diretamente ligada ao meio ambiente como um todo.
Destaca-se ainda que o texto não é contra a evolução de nossa sociedade, bem como, do consumo, porém é frisado que isso deve acontecer de maneira consciente, utilizando-se de políticas de preservação mais eficazes, uma vez que toda a vida em nosso planeta depende de nossos recursos naturais.
Você pode ler mais sobre os impactos do consumismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/1073661
Boa sorte!