1- Além do solo fértil, o que levou Portugal a plantar a cana-de-açúcar no Brasil?
2- Como era a sociedade açucareira no período colonial?
3- Defina o papel do senhor do engenho na sociedade do açúcar.
4- Por que a mão-de-obra indígena foi substituída pela mão -de-obra negra no início da colonização?
Soluções para a tarefa
motivos da plantação da cana-de-açúcar
1-Clima adequado , alto valor já que na europa não era possível plantar cana-de-açúcar
2 - A sociedade era composta basicamente por três grupos sociais: senhores de engenho (aristocracia), homens livres e escravos.
Senhores de engenho: possuíam poder social, familiar, político e econômico. A casa-grande, habitação dos senhores de engenho e sua família, era o centro deste poder. Este grupo social tinha forte influência nas Câmaras Municipais, principal polo de poder político das cidades na época colonial.
- Homens livres: eram em sua maioria funcionários assalariados do engenho (capatazes, por exemplo), proprietários de terras sem engenho, artesãos, agregados e funcionários públicos.
- Escravos: formavam a base dos trabalhadores nos engenhos de açúcar. Tinham como origem o continente africano, sendo comercializados no Brasil. Era o grupo mais numeroso da sociedade açucareira. Em função das péssimas condições em que viviam, dos castigos físicos e da ausência de liberdade, possuíam baixa expectativa de vida (no máximo até 35, 40 anos). Resistiram à escravidão através de revoltas e fugas para a formação dos quilombos.
3- manter a ordem do engenho
4- A igreja não queria que os indígenas fossem escravizados e sim catequizados e para evitar conflitos com a igreja que tinha uma grande influência na época não permitiram o uso de mão de obra indígena.