1)A vida em sociedade implica algumas relações necessárias. Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO corresponde à complexidade de tais relações.
a) Política.
b) Trabalho.
c) Religião.
d) Cultura.
e) Fome.
2)A sociedade moderna passou a se sustentar por relações próprias de trabalho. Acredita-se, assim, que o nascimento do trabalho se deu pela seguinte razão:
a) Acordos sociais entre àqueles que detêm os meios de produção e os que se submetem às condições próprias destes meios para, enfim, trabalharem.
b) Um acordo entre trabalhador e empregados, cuja razão se sustenta no bem-estar social e realização de todos.
c) O trabalho, sempre, procura explorar as aptidões do sujeito, reconhecendo-os como capazes de criar e desenvolver técnicas, cada um conforme os seus talentos.
d) O trabalho tem por finalidade a divisão dos lucros. Assim, todos, empregador e trabalhados saem felizes com o resultado da produção.
3)Assim, pode-se pensar que o conceito de justiça no trabalho é:
A) Quando o empregador contrata o maior número de empregados possível.
B) Quando o empregado tem mais condições de participar do lucro do empregador.
C) Quando o empregador paga o salário mínimo ao empregado.
D) Quando a relação entre empregador e empregado transforma-se em amizade.
E) Quando ambos, trabalhador e empregador, trabalham, EXCLUSIVAMENTE, por amor.
4)Assim, toda a relação de trabalho:
a) Visa a integridade dos sujeitos.
b) Visa ao desenvolvimento pessoal dos envolvidos.
c) Visa o resultado da produção e o maior lucro para o empregador.
d) Visa o resultado da produção e o maior lucro para o empregado.
e) Visa a felicidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Alternativa E)
2 - Alternativa A)
3 - Alternativa B)
4 - Alternativa C)
Explicação:
1 - A fome não é uma relação da vida em sociedade, é uma necessidade humana primitiva. Independente de os humanos viverem ou não em sociedade, eles sentirão fome.
2- As relações de trabalho buscam estabelecer acordos entre os detentores dos meios de produção e os trabalhadores que farão a produção. Ela não é sustentada pelo bem estar social e muito menos busca reconhecer o melhor de cada um (muitas vezes, pessoas criativas acabam tendo que trabalhar em fábricas em trabalhos muito simples, pois é a unica opção que lhes resta). A alternativa D está incorreta pois geralmente os trabalhadores são explorados pelos donos dos meios de produção.
3 - Essa fiquei um pouco em dúvida, mas acredito que seja a B, pois o empregado teria condição de receber lucro de acordo com a importância de seu trabalho, diminuindo assim, a exploração que sofre.
4 - O patrão (empregador) sempre buscará o melhor para sua empresa, sendo assim, busca resultados melhores para sua produção e um maior lucro para si mesmo. Ele não tá nem ai pros funcionários, basicamente.