História, perguntado por samirgurgel, 1 ano atrás

1- “A Igreja Ortodoxa resultou da ruptura com a Igreja de Roma, em 1054. Até ocorrer o Cisma, duas grandes tradições conviviam no interior do cristianismo: a latina, no Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e a bizantina, no Império Romano do Oriente, sediada em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul, na Turquia).

A Igreja Ortodoxa adota os mesmos sacramentos da Igreja Católica. No entanto, os rituais ortodoxos são cantados sem o acompanhamento de instrumentos musicais e as imagens esculpidas de santos são proibidas, exceto o crucifixo e os ícones sagrados.

Os ortodoxos não admitem o conceito de infalibilidade do papa e do purgatório, lugar intermediário entre o Céu, reservado aos crentes, e o Inferno, destinado aos pagãos. Também rejeitam a doutrina católica da Imaculada Conceição segundo a qual Maria teria nascido sem pecado e concebido seu filho virgem. De acordo com os ortodoxos, esse dogma não faz parte da narrativa bíblica e contraria a doutrina tradicional do pecado original.”

O Cisma do Oriente, referido no texto acima resultou na divisão do cristianismo em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Ortodoxa, provocado por uma série de divergências entre as duas instituições cristãs.

A) Uma divergência não exposta no texto foi a questão do monofisismo. EXPLIQUE o que foi esta questão.

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoribeiro64
32

Resposta:

Explicação:

na divisão do cristianismo em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Ortodoxa

Respondido por eduardospagnolo
0

Sobre o rompimento da Igreja Ortodoxa com a Igreja de Roma, acontecimento que ficou conhecido como "Cisma do Oriente", podemos afirmar que uma divergência não exposta no texto foi a questão da natureza de Cristo.

Cisma do Oriente

O acontecimento conhecido como "Cisma do Oriente", acontecido em 1054 d.C., teve diversas motivações, tendo como a principal delas a divergências sobre questões teológicas.

Uma dessas divergências teológicas foi a natureza de Cristo, sendo esta questão chamada de "Monofisismo", enquanto para os ortodoxos, Cristo possuía somente uma natureza, a divina. Já para os católicos romanos, Cristo havia duas naturezas, a humana e a divina, e também era formado pela "Santíssima Trindade" (Pai, Filho e Espírito Santo).

Saiba mais sobre "Cisma do Oriente" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/125509

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes