Qual a importancia da reflexão ética na prática educativa. quais os valores devem ser resgatados em sala de aula para que alcancemos uma reflexão reflexiva
Explique a definição central de ética para os seguintes filósofos Sócrates, Aristóteles, Plantão e como este se destinguem dos modelos Kant,Nietzsche.
ME AJUDEM POR FAVOR, ENSINO SUPERIOR
Soluções para a tarefa
A importância da reflexão ética na sala de aula está na contínua reflexão sobre nossos comportamentos. Não nascemos com um conjunto preexistente de atitudes, estas são adquiridas e moldadas através de interações com o meio em que vivemos no decorrer de suas vidas.
Através da escola, do trabalho, enfim de nossos convívios sociais é que são estabelecidos normas e valores que definem as pessoas enquanto sujeitos com comportamentos éticos e morais.
E a educação faz parte deste meio e os educadores devem considerar as práticas educativas, como meios de formar cidadãos com princípios éticos e morais na sociedade atual e a escola tem o papel fundamental de potencializar e sensibilizar o comportamento ético de seus alunos e que são indispensáveis para uma boa convivência e participação ativa na sociedade.
A ética então, gira em torno de princípios e valores, orientando a ação do estabelecimento de regras para o bem. Todos nós temos direitos e deveres no meio em que vivemos. É através da reflexão ética que estabelecemos nossos valores morais e que permite um distanciamento da ação, para análise e reforma constante, sempre que necessário.
Para o filósofo grego Sócrates a ética está na bom caráter, ele argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante e que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".
Para Aristóteles, a ética está no estudo das virtudes e tem por fim a felicidade. A felicidade era a vida boa e esta corresponde à vida digna.
Para Platão a ética está na justa proporção que consiste em equilibrar elementos diversos que desemboquem no mesmo fim. É a justa medida entre o prazer e a inteligência que por meio deste equilíbrio, as ações humanas atingem o bem.
Para Kant, ética é a obrigação de agir segundo regras universais, comuns a todos os seres humanos por ser derivadas da razão e a própria razão humana está na noção de dever.
Nietzsche critica a moral tradicional, que nega os valores vitais e promove a passividade e o conformismo, resultando no ressentimento. Propõe a "transvaloração de todos os valores", a valorização da capacidade de criação, de invenção, de potência.
Bons estudos!