História, perguntado por Gabriela97C, 1 ano atrás

1) "A Educação Patrimonial na escola faz parte do currículo como tema transversal, integrando-se ao conteúdo das diversas áreas de conhecimento com o propósito de sensibilizar os jovens do ensino básico e médio para conhecer, valorizar e proteger o patrimônio cultural." (BRASIL/MEC. Educação Patrimonial. Brasília: MEC, 2012, p. 5. (Programa Mais Educação)).

Sobre a educação patrimonial, analise as afirmativas a seguir:

I – A educação patrimonial não faz parte da educação formal, estando a cargo de instituições de memória e cultura, tais como museus e arquivos.

II – A educação patrimonial é responsabilidade específica da disciplina de História, pois em seu currículo apresenta os temas patrimoniais adequadamente.

III – A educação patrimonial poderá ser abordada em aulas de artes e literatura.

Está correto o que se afirma em:

a) apenas I e II.

b) apenas I e III.

c) apenas II e III.

d) apenas II.

e) apenas III

2) "São formas próprias de produzir algum bem ou realizar algum serviço, como a receita de uma comida típica, ou uma técnica especial utilizada para tocar ou produzir um instrumento musical. Podem ter sentidos práticos ou rituais, sendo que, às vezes, reúnem as duas dimensões. É o caso das práticas relacionadas à cura, presentes nas benzeduras ou pajelanças. Envolvem o conhecimento de técnicas e matérias-primas, que dizem muito sobre o meio ambiente e o modo como as pessoas interagem com ele. Um exemplo é o dos ofícios tradicionais de pescador, quebradeira de coco babaçu, catadores de açaí, garimpeiro, seringueiro; ou a maneira de construir uma casa de taipa, adobe, ou madeira, como nas palafitas etc."

Identifique qual tipo de bens culturais e qual categoria patrimonial (material ou imaterial) trata o excerto acima:

a) celebrações / patrimônio material.

b) formas de expressão / patrimônio imaterial.

c) objetos / patrimônio material.

d) saberes / patrimônio imaterial.

e) lugares / patrimônio material.

3) "Se as memórias povoam a cidade, tais fantasmas de um passado que insiste em não abandonar o presente, é porque pessoas, grupos e instituições assumem o encargo de perpetuar as memórias de si. Assim, os lugares de memória fazem uma mediação com o tempo, construindo um laço entre presente e passado. A vigilância da memória, neste sentido, torna-se fundamental para a perpetuação e afirmação dos grupos sociais na dinâmica da vida na cidade".

Considerando as afirmações no excerto acima é CORRETO concluir que:

a) ao trabalhar com a História na cidade, devemos nos preocupar com as dadas mais importantes.

b) o trabalho com a História na cidade só é possível se a cidade tiver um museu ou arquivos públicos.

c) o trabalho com a História na cidade tem pouca relação com a memória local e seus lugares.

d) a crítica da memória local inclui a questão do poder dos grupos sociais de impor sua memória.

e) a memória local tem pouca relevância para o ensino de História e deve privilegiar a História nacional.

4) "Movimentos sociais são ações sociopolíticas construídas por atores sociais coletivos pertencentes a diferentes classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um país, criando um campo político de força social na sociedade civil. As ações se estruturam a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em conflitos, litígios e disputas vivenciados pelo grupo na sociedade. As ações desenvolveram um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva para o movimento, a partir dos interesses em comum. Esta identidade é amalgamada pela força do princípio da solidariedade e construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo, em espaços coletivos não-institucionalizados."

(GOHN, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 5ª ed., 1997, p. 251.

Analise as afirmativas abaixo:

I - Na visão da autora, os movimentos sociais atuam na sociedade civil a partir dos conflitos existentes em dado contexto.

II – Na visão da autora, as identidades coletivas são pressupostos dos movimentos sociais.

III – Na visão da autora, os valores culturais contribuem para a construção dos movimentos sociais.

Está correto o que se afirma em:

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por gleidsonhelena
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1 E apenas III.

2 D saberes / patrimônio imaterial.

3 D a crítica da memória local inclui a questão do poder dos grupos sociais de

4 E I, II e III


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