1) (10,00 pontos) Analise a situação a seguir:
Você foi contratado para ser o Técnico em Agronegócio de uma fazenda que trabalha com piscicultura no litoral de Santa Catarina. O local já possui uma boa infraestrutura, contendo viveiros construídos exatamente para a criação e venda dos animais, além de ter insumos de boa qualidade e controle de qualidade na água. Eles trabalham em um sistema de monocultivo com Tilápia nilótica, tendo uma produtividade alta e ganhos bons, porém, a proprietária do empreendimento gostaria de tentar novos tipos de manejos para aumentar ainda mais o lucro, como, por exemplo, o uso de mais de uma espécie.
Tendo como base as informações do texto anterior e os estudos realizados nesta Unidade Curricular, responda os seguintes tópicos:
a) Descreva as principais características da espécie cultivada nessa fazenda.
b) Qual sistema de produção é utilizado atualmente na propriedade?
c) Descreva como é denominada a forma de criação de mais de uma espécie de peixe e quais são seus benefícios.
d) Cite 3 cuidados que um(a) Técnico(a) em Agronegócio teria que seguir na criação dos peixes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Tilápia nlótica: chamada de tilápia do Nilo, tem origem africana, rústica, pode atingir 0,9kg em um ano, não suporta água fria e reproduz até três vezes ao ano.
B) Sistema de monocultivo, ou seja uma espécie apenas durante toda a criação.
C) Policultivo, é a criação de duas ou mais espécies de peixe para aproveitar melhor o espaço e os alimentos disponíveis. Como exemplo, temos a criação de carpas húngara (fundo), capim (pasto) e prateada (meio), junto com peixes carnívoros como o jundiá e traíra, dessa forma, mantendo a limpeza do viveiro e controlando a desova. Antes de optar pelo policultivo é necessário avaliar as espécies e seus hábitos.
D) - Amostrar (pesar) os peixes no mínimo uma vez ao mês;
- Monitorar o oxigênio dissolvido;
- Nas primeiras horas da manhã, observar se há peixes com dificuldade de respirar, pois neste período a quantidade de oxigênio dissolvido é menor;
- Manter as anotações em dia com os controles de cada viveiro, com data de alevinagem, espécie, número de peixes, despesca prevista, peso nas amostragens, alimento fornecido e quantidade de adubo usado.
Explicação: