Biologia, perguntado por emanuelleprates1, 1 ano atrás

09. Um homem pertence a uma família na qual, há gerações, diversos membros são afetados por raquitismo resistente ao tratamento com vitamina D. Preocupado com a possibilidade de transmitir essa doença, consultou um geneticista que, após constatar que a família reside em um grande centro urbano, bem como a inexistência de casamentos consanguíneos, preparou o heredograma abaixo. Nele, o consultante está indicado por uma seta. a) Sabendo que a doença em questão é um caso de herança ligada ao sexo, formule a conclusão do geneticista quanto à possibilidade de o consultante transmitir a doença a seus descendentes diretos. b) Calcule os valores correspondentes à probabilidade de que o primo doente do consultante, ao casar com uma mulher normal, gere filhas e filhos afetados pela doença.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por misayama103jt
26

Resposta:

a) Observando que a mãe do consultante é afetada e sabendo que a herança é ligada ao sexo, conclui-se que trata-se de uma herança dominante, sendo o genótipo da mãe XAXa, do pai XaY e do consultante XaY. Caso a doença fosse recessiva, todos os filhos homens do cruzamento representado nasceriam afetados. Assim, sendo o consultante XaY e a mulher com a qual casou XaXa (normal), não há possibilidade do nascimento de uma criança afetada.

b) Sendo o genótipo do primo XAY e da mulher XaXa (normal), todos os filhos homens não terão a doença (0%), e todas as filhas possuirão a doença (100%)

http://biologia-no-vestibular.blogspot.com/2012/07/uerj-2002-genetica.html

Explicação:

Respondido por fernandasoares0002
1

Com relação a herança ligada ao sexo, teremos

a) Não haverá possibilidade do filho ser afetado com a doença.

b) Os filhos homens não terão a doença, enquanto as mulheres possuirão.

Vamos entender melhor.

Herança ligada ao sexo

Os cromossomos X e Y são chamados de heterocromossomos, sendo parcialmente homólogos entre si. As mulheres são XX e os homens XY.

Nos casos de herança ligada ao sexo, quando um gene está situado na região não-homóloga do cromossomo X, então teremos uma herança ligada a X.

Se essa característica é recessiva e ligada ao sexo, se expressará mais facilmente em homens, pois, a presença de apenas um alelo é necessária para a manifestação da doença.

Basicamente é o que ocorre no caso da questão.

Ao observar o heredograma, vemos que a mãe do consultante é afetada pela doença. Dessa forma, ao tratar-se de uma herança ligada ao sexo, então, trata-se de uma doença de caráter dominante.

Caso a doença fosse de caráter recessivo, todos os filhos nasceriam afetados, pois, como já aprendemos: "a presença de apenas um alelo é necessária para a manifestação da doença em homens."

A partir disso, concluímos que os genótipos dos pais são:

  • Mãe: X^AX^a

  • Pai: X^aY

Assim, o genótipo do consultante é X^aY. Como sua esposa é normal (X^aX^a), então, ao se realizar o cruzamento, nenhum dos filhos serão afetados pela doença.

Diferente do caso do primo do consultante, que é afetado (X^AY) e tem filhos com uma mulher normal (X^aX^a), onde:

  • Os filhos homens não serão afetados

  • 100% das meninas serão afetadas com a doença

Aprenda mais sobre Herança ligada ao sexo em: brainly.com.br/tarefa/30933091

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes