05 – A busca incessante pela independência promoveu o surgimento de movimentos nacionalistas importantes nas últimas décadas, dentre eles, os movimentos basco e curdo. Descreva a luta desses dois povos e as consequências geradas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão do povo basco: O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França. Essa etnia luta pela independência política e territorial há pelo menos 40 anos. Os bascos correspondem a um grupo social de origem não identificada e que provavelmente teria chegado à península Ibérica há 2000 anos. Em todo esse tempo, as nações que estão subordinadas conservaram seus principais aspectos culturais, como a língua (euskara ou vasconço), costumes e tradições. A partir dessa luta, no ano de 1959, foi criado um movimento com ideias socialistas e separatistas denominado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade), que com seu o surgimento, iniciaram os atentados, sobretudo às autoridades políticas.
Os curdos: são uma etnia originária do Oriente Médio e calcula-se que existem cerca de 30 milhões de curdos espalhados pelo mundo. Este povo fez parte do Império Turco-Otomano e não recebeu um território para constituir um país independente após a Primeira Guerra Mundial. Hoje, além de lutar por um território autônomo, estão na linha de frente da guerra contra o Estado Islâmico
Resposta:
O conflito basco foi um conflito armado entre a Espanha, a França e o Movimento de Libertação Nacional Basco, um grupo social e político de organizações bascas que buscam a independência da Espanha e da França. O conflito já resultou na morte de mais de mil pessoas, entre policiais e oficiais de segurança, civis, políticos e também milhares de pessoas feridas, dezenas de sequestrados e pelo menos 200 000 pessoas estão no exílio.
Conflito curdo-turco ou rebeliões curdas na Turquia referem-se às lutas nacionalistas dos curdos na Turquia, com início após a Guerra de Independência Turca e a consequente transição do Império Otomano para o Estado turco moderno não recebeu um território para constituir um país independente após a Primeira Guerra Mundial. Hoje, além de lutar por um território autônomo, estão na linha de frente da guerra contra o Estado Islâmico.
Explicação: