Zorro
Dom Diego de la Vega levava uma vida tranquila na próspera fazenda de seu pai, Dom Alejandro de la Vega. Seu empregado, Bernardo, testemunhou uma injustiça. Como era mudo, narrou o caso com grandes gestos. Num segundo, Dom Diego se transformou em Zorro, o justiceiro mascarado. E partiu a galope, cortando a noite com seu cavalo negro. Na cidade, Zorro desafiou o cruel sargento Garcia a um duelo. Ágil como um acrobata, Zorro saltou com sua espada e perseguiu o sargento. Mas os soldados do sargento chegaram, e Zorro precisou fugir. Então, deixou sua marca sobre o peito do malvado: um “Z” de Zorro. O governador da província colocou a cabeça de Zorro a prêmio. Mas, ele era o defensor dos fracos e oprimidos, e ninguém quis denunciá-lo. E Zorro continuou seus combates em segredo
1 – Identifique o conflito em torno do qual se desenvolveu o conto:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1. O conflito em torno do qual se desenvolveu o conto foi a injustiça presenciada por Bernardo, o empregado do Zorro.
Zorro é uma figura heroica, um personagem requintado e elegante, com espírito de justiça, aventureiro e rebelde, criada por Dom Diego, para combater de forma anônima a ilegalidade, a soberba dos poderosos e a incompetência manipuladora da lei.
Questão 2. Se percebe o clímax do conto:
c) “Mas os soldados do sargento chegaram, e Zorro precisou fugir.”.
É muito importante que a verdadeira identidade de Zorro não seja revelada para assim permitir sua luta contra as arbitrariedades cometidas pelos agentes da lei, na figura principal do sargento Garcia.
Questão 3. A passagem em que se nota a utilização da comparação:
c) “Ágil como um acrobata, Zorro saltou com sua espada e perseguiu o sargento.”
A atuação atlética de Zorro é comparada a de um acrobata, isto é, uma pessoa que executa exercícios com agilidade, força e destreza.
Bons estudos!