Geografia, perguntado por felipesalessjm20, 10 meses atrás

zona da mata, agreste, sertão e meio norte.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Kamys25
7

Resposta:

Região Nordeste

Explicação:

A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.

bons estudos!

Respondido por EstherIrene
7

Resposta:

A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões:

Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão

Meio-Norte

Localiza-se na porção oeste nordestina, ocupando o Maranhão e metade do Piauí, comportando-se como uma grande área de transição entre as regiões Nordeste e Norte do país.

A vegetação predominante é a Mata dos Cocais, com a ocorrência da Floresta Amazônica, a oeste do Maranhão, e o semiárido, na região da Caatinga, sendo a Mata dos Cocais uma zona de transição. Encontra-se também nessa região a presença de Cerrado.

A economia baseia-se na produção agrícola, com o cultivo predominantemente de palmito. A agricultura é orientada principalmente para a produção de algodão, cultivo de cana-de-açúcar e arroz.

Outra atividade econômica bastante relevante na região é a mineração.  Os principais minérios extraídos são: ouro, estanho, bauxita, manganês, níquel e cobre. O tempo de vida útil estimado para essa reserva mineral é de 500 anos.

Zona da Mata

A Zona da Mata é uma mesorregião localizada na faixa litorânea da Região Nordeste do Brasil, do Rio Grande do Norte à Bahia.

Essa mesorregião caracteriza-se por ter a maior densidade demográfica de todo o Nordeste, além de ser também a mais industrializada e urbanizada. Tal concentração se deve ao fato de o início da colonização brasileira ter ocorrido nessa área.

Pelo fato de essa ser a região com o maior número populacional, é nela também que se encontram os principais problemas socioestruturais do Nordeste. Dentre os problemas, estão: a ausência de saneamento básico para a população, habitações precárias e invasões, formação de favelas, etc.

Além da produção de algumas monoculturas, a Zona da Mata é economicamente marcada pela prática do turismo, em virtude da existência de cidades históricas e de uma quantidade significativa de praias turísticas.

Agreste

O agreste é uma grande faixa que está localizada paralelamente à costa litorânea. Ele abrange seis estados do Brasil: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

O relevo do agreste reúne regiões de planaltos, com destaque para o Planalto da Borborema.

A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga e presença de vegetação caducifólia, que perdem suas folhas em alguns períodos.

O solo é pedregoso e em grande parte, pouco fértil, devido à escassez de chuvas na região. No entanto, há regiões úmidas, como os brejos, onde o solo é mais fértil e a agricultura é a principal atividade.

O clima predominante na região do agreste nordestino é o clima semiárido. Apresenta temperaturas elevadas todo o ano e chuvas irregulares e, por vezes, escassas.

Sendo assim, é uma região muito seca com alguns locais de maior umidade. À leste, o clima é mais úmido pois está próximo da zona da mata.

Sertão

O Sertão é uma sub-região do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte. É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas.

Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca. A vegetação predominante é a Caatinga.

Apesar do clima seco e da ausência de cursos d’água em algumas regiões durante alguns períodos do ano, existem no sertão algumas áreas de terreno úmido, os chamados brejos. Graças a essa umidade, essas áreas se configuram como os principais campos destinados à agricultura na região, com cultivo predominante de milho, feijão e cana-de-açúcar.

O sertão é profundamente marcado pela questão da seca e da fome, o que costuma ser generalizado para todo o nordeste. Vende-se muito a imagem de que os grandes índices de miséria na região se devem à questão da seca. No entanto, é preciso desfazer alguns desses mitos.

Você pode ler tudo isso e mais em:

mundoeducacao

todamateria

Espero ter ajudado

Explicação:

Perguntas interessantes