Zilberman (1985) trata do conceito da criança como centro de interesses da família unicelular e lembra que os primeiros textos infantojuvenis são de cunho didático e caráter moralizante. Ela faz uma classificação sobre a representação da família, colocando-a em três modelos.
(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. A literatura infanto-juvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 139)
Sobre a representação da família, proposta por Zilberman, analise as afirmativas a seguir:
( ) No modelo emancipatório, há uma supressão dos modelos estanques entre adultos e crianças e da dependência dessas em relação àqueles.
( ) No modelo eufórico, a criança é frágil e só está segura quando dentro de casa, protegida pelos pais. Além disso, os progenitores são os que regulam a vida familiar e são os detentores do poder econômico.
( ) No modelo crítico, há uma representação do contexto social urbano, denunciando os desequilíbrios domésticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) V – F – V
B) V – V – V
C) F – V – F
D) F – F – V
E) V – F – F
Soluções para a tarefa
Respondido por
65
B) V – V – V
O modelo emancipatório é caracterizado pela autonomia do leitor, isto porque não existe uma intermediação dos pais. Nesse modelo, os personagens saem de suas casas, com um crescimento externo e sempre interrogando os fatos.
No modelo crítico a família é tratada de uma forma crítica, com boa parte das histórias passando pelo contexto urbano, sendo que os personagens são de classe média. Esse modelo apresenta os problemas enfrentados por essas famílias.
No modelo eufórico os personagens não têm autonomia e sempre retornam aos seus lares, sendo que seus pais são responsáveis pelo poder econômico.
Abraços!
Respondido por
7
Resposta:
Letra B
Explicação:
O modelo é Caracterizado pela autonomia do leitor
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás