“Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.) O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.
O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades.
A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.
As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica.
A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.
Soluções para a tarefa
A é verdadeira, de modo que é um tipo de conhecimento não-científico e que busca desvendar a natureza.
B é falsa, ele segue um procedimento tradicional, de modo que é verdade aquilo que os nossos antepassados transmitiram como verdade.
C é falsa, os mitos não são científicos, e sim tradicionais.
D é falsa, eles não são reflexivos, argumentativos ou críticos, e sim explicações que remetem à autoridade de quem os narra.
E é falsa, pois há casos "sobrenaturais" na narrativa mística.
Resposta:
a)O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
Explicação:
A verdade do mito não obedece a critérios empíricos de comprovação, não segue rigoroso procedimento lógico-analítico, não se constrói de maneira autocrítica nem se baseia nas regras universais do pensamento lógico-analítico.