William Ury, experiente negociador e referência na área, relata que, especialmente em situações difíceis, os negociadores devem estar atentos às sutilezas de comportamentos entre as partes.
Em seu livro “Chegando à paz”, ele relata sua intervenção em situações de conflito armado. Para o autor, sua principal função em situações como essas é buscar estabelecer contato entre as partes e conseguir redigir acordos formais, com garantias para os envolvidos, bem como sanções no caso de não cumprimento dos termos estabelecidos.
URY, W. Chegando à paz: resolvendo conflitos em casa, no trabalho e no dia-a-dia. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
Considerando o exemplo dado pelo autor, qual dos estilos negociais estão sendo utilizados?
Efetivo.
Analítico.
Relativo.
Intuitivo.
Efetivo e intuitivo.
Soluções para a tarefa
O estilo de negociação correta para a questão é o Estilo Analítico.
William Ury é um negociador experiente e muito habilidoso na resolução de conflitos armados graves e tensos.
Uma das principais características demonstradas por esse negociador é a sua capacidade analítica e assertiva na resolução desses conflitos, embora também percebamos que ele se utiliza muito da empatia e da intuição.
O Estilo Analítico na negociação é aquele do qual o negociador se prevalece de uma capacidade de análise abrangente e holística. é perceptível a todos os detalhes e está atento às sutilezas do comportamento dos outros negociadores.
Esse tipo de perfil busca equacionar ambos os lados e se preocupa em ter a certeza das decisões que tomará, procurando resguardá-la por meio de acordos e de regras bem claras, de modo a tornar o processo seguro e e confortável.
Espero ter ajudado!