Wiegand, González Piedra e de Araújo (2016) ao compararem lagos localizados em climas diferentes, observaram que certas condições climáticas deixam o corpo hídrico mais vulnerável à eutrofização. Assim, espera-se que mudanças climáticas também não pouparão os corpos hídricos.
WIEGAND, M. C.; GONZÁLEZ PIEDRA, J. I.; DE ARAÚJO, J. C. Vulnerabilidade à eutrofização de dois lagos tropicais de climas úmido (Cuba) e semiárido (Brasil). Eng. Sanit. Ambient., v. 21., n. 2, p. 415-424, 2016 (adaptado).
Considerando o exposto e a eutrofização, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de eutrofização é natural.
II. As ações antrópicas fazem com que a taxa de eutrofização aumente.
III. O fósforo e nitrogênio são nutrientes que promovem a floração de fitoplâncton e vegetais aquáticos.
IV. O aumento desenfreado de vegetação aquática seguida de sua morte acarreta diminuição de oxigênio dissolvido no corpo hídrico.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Opção 5 (todas estão corretas)
Explicação:
A eutrofização é um processo natural e as ações antrópicas podem maximizar este efeito. O fósforo e nitrogênio ajudam na proliferação das algas, o que acarreta na diminuição de oxigênio e consequentemente contribuem para o processo de eutrofização.
Resposta:
I, II, III e IV.
Explicação:
Os componentes do meio aquático que aceleram o processo de eutrofização são compostos de fósforo e de nitrogênio, que representam os principais nutrientes do fitoplâncton (as algas microscópicas que vivem na água), que podem se reproduzir em grandes quantidades e de modo descontrolado, tornando a água esverdeada ou acastanhada.
Quando essas algas e o zooplâncton (animais que delas se alimentam) morrem, sua decomposição pode tornar a água pobre em oxigênio, provocando a morte de peixes e outros animais, além da formação de gases tóxicos ou de cheiro desagradável.
Alternativa 5: