Português, perguntado por anecarolins9664, 1 ano atrás

— wiciii uçojo lunçau: rur que: 5. leia o texto a seguir para responder às questões. Brasileiros vão decifrar genomas do papagaio e do sabiá-laranjeira Não é todo dia que uma imagem de Zé Carioca ilustra uma apresentação sobre genómica, mas o malandro arquetípico da Disney tinha um bom motivo para figurar no Powerpoint de Francisco Prosdocimi, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): o tema era o genoma "dele”. Ou melhor, o do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), que está entre as espécies mais comuns do bicho em cativeiro. O objetivo de Prosdocimi e seus colegas é vasculhar o DNA da ave em busca de pistas que ajudem a explicar sua proverbial tagarelice. — Para atingir esse objetivo, o papagaio-verdadeiro não é o único alvo. O grupo de cientistas, batizado de Sisbioaves, pretende sequenciar (grosso modo, “soletrar") o genoma de outras espécies tipicamente brasüeiras, como o sabiá-laranjeira e o bem-te-vi . ,Em com^m'esses bichos Possuem o chamado aprendizado vocal - a capacidade, similar a dos seres humanos, de aprender padrões de vocalização ao longo da vida. Smo SSuíE pBSICl,ÜS dCClfWr Ben0raai d° pap38al° c do sablí*bran*,ra- * S.Paulo. 26 ser 2012. a) referencial da lingua6em costuma predominar 1550 acontece b) A quem se refere a palavra dele. no primeiro parágrafo? Por que ela está entre aspas? c) Segundo o texto, qual é o nome popular do Amazona aestiva? Que efeito de sentido o autor do texto cria ao mencionar esse nome? (0 Com base em suas respostas aos itens b e c. identifique outra função da linguagem pre- sente na reportagem. Justifique sua resposta. 6 P e) Compare os dois trechos que mencionam a produção sonora dos papagaios.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
44

a) A função de linguagem predominante no primeiro quadrinho é a função fática, pois a comunicação entre os indivíduos é iniciada. A função fática tem como foco a relação entre emissor e receptor da mensagem.


b) Pode-se dizer que o receptor da mensagem não compreendeu que “meu rei” é uma expressão comumente usada em alguns locais, pensando que ele realmente estava sendo tratado como um rei. Por isso, houve falha na interpretação.

Respondido por carlamst
163

Olá


Coloquei a imagem certa da questão aqui pra você.


a) Sim. A função referencial ainda predomina, pois o foco do texto é exatamente o animal em estudo, por mais que no início do texto a linguagem se mantenha informal (incomum em textos desse tipo), ainda há a predominância de informações do estudo sobre o papagaio.


b) O termo é utilizado para se referir ao personagem da Disney. As aspas são utilizadas pois "dele" é um pronome possessivo que é normalmente usado para se referir a pessoas, e nesse caso foi utilizado para se referir a um personagem de desenho.


c) O nome popular seria "papagaio-verdadeiro". O autor cria um sentido de que há um papagaio de mentira e um verdadeiro, sendo o de mentira, claramente, o personagem. Com dois papagaios, podemos relacionar a metalinguagem, um papagaio pelo outro.


d) Outra função de linguagem é a prosopopeia, já que são atribuídas aos animais, características humanas como a malandragem no caso do desenho, e a capacidade de fala, no caso do animal.


e) No primeiro trecho usa-se "tagarelice", uma linguagem ainda informal e com um teor mais "brincalhão", já no segundo trecho o texto se torna mais científico e objetivo utilizando a expressão "capacidade, similar à dos seres humanos, de aprender padrões de vocalização ao longo da vida".


Boa noite! :)

Anexos:
Perguntas interessantes