O termo "exoplaneta" refere-se a um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol. A descoberta dos
primeiros exoplanetas foi anunciada em 1989, com a maioria dos exoplanetas possuindo condições inóspitas à existência da vida, tal como a conhecemos na Terra. O exoplaneta Kepler-186f, descoberto em 17/04/2014, possui tamanho semelhante ao da Terra e orbita a estrela anã vermelha Kepler-186, numa zona habitável. Kepler-186f possui raio igual a 1,1 vezes do raio da Terra e período de revolução de 129,9 dias terrestres, mas sua massa ainda é desconhecida. Supondo que a massa de Kepler-186f seja igual à da Terra, podemos afirmar que a aceleração da gravidade na superfície da Terra é:
a) 21% menor que a aceleração da gravidade na superfície de Kepler-186f.
b) O igual à aceleração da gravidade na superfície de Kepler-186f.
c) 10% maior que a aceleração da gravidade na superfície de Kepler-186f.
d) 21% maior que a aceleração da gravidade na superfície de Kepler-186f.
e) 10% menor que a aceleração da gravidade na superfície de Kepler-186f.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(D)
Explicação:
Mais n tenho ctz
Resposta: D
Explicação: Através da fórmula do campo gravitacional (ou seja lá qual for o nome)
g=G.M/r.r
g é a gravidade do planeta
G é a constante gravitaconal do universo
M é a massa do planeta
r é o raio do planeta ( coloquei r.r, pois é o mesmo que r ao quadrado)
agora é só analisar!
Quanto maior for o raio do planeta menor vai ser sua gravidade, pois são inversamentes proporcionais como e vê na fórmula. Portanto se o raio do planeta kepler é 1,1 vezes MAIOR que o da Terra, logo sua gravidade é 1,1 vezes MENOR que o da Terra. Lembrando que g=a ( gravidade é a aceleração)
A alternativa D se encaixa com o raciocínio pois a gravidade do planeta kepler é 1,1 vezes menor, portanto a da Terra é 1,1 vezes MAIOR.
como r.r = 1,1.1,1= 1,21 e isso em porcentagem é 121%. Aí como a gravidade de Kepler já é 100% o que resta é 21% a mais da gravidade da Terra.
enfim não sou muito bom de física (e essas questões da UFAM são horríveis, diga-se de passagem), mas está aí uma possível resolução! tmj e abraços!