Biologia, perguntado por clarice8772p7avpa, 1 ano atrás

(Vunesp) Alice e Antônio moravam em um pequeno sítio, em uma humilde casa de barro no interior do estado de Minas Gerais. Da mesma maneira que a maior parte dos habitantes dessa
região o, o casal sofria de doença de Chagas. Procurando melhorar de vida, o casal reuniu todas as economias e mudou-se para a região central de Belo Horizonte, onde, dois anos depois, teve um filho sadio. Preocupado com a possibilidade de o filho apresentar a mes aiem juntos, perguntou a um médico se o menino corria risco de também ser portador da
de morarem doença de Chagas.

a) Quais seriam a resposta e a justificativa corretas dadas pelo médico?

b) Se essa família voltar a residir na região de origem, cite duas providências que os pais devem tomar para evitar que o filho adquira doença de Chagas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Amandamendss
37

Resposta:

a) A possível resposta do médico seria que não. Pois a doença não é contagiosa, ela é transmitida pela fêmea de um inseto (o barbeiro), que contem, em suas fezes, o protozoário conhecido com Trypanossoma Cruzi, ele que causa a doença de chagas.

b) Eles precisam acabar com a casa de barro, pois é um lugar propicio para o desenvolvimento dos insetos que transmitem o protozoário infectante, e talvez uma dedetização da área para garantir que nenhum inseto esteja por perto.


R1VER: Errado
R1VER: Pode ser transmitido s
R1VER: Por infecção congênita
Respondido por jssborba
4

A Doença de Chagas pode ser transmitida da mãe para filho durante a gestação ou parto. No caso da transmissão pelo inseto Barbeiro, formas de prevenção incluem o uso de inseticidas e a higienização correta de alimentos.

Para entender melhor, vamos conhecer um pouco mais sobre as principais formas de transmissão dessa doença.

Como a Doença de Chagas é transmitida?

A Doença de Chagas é causada por um protozoário chamado Trypanossoma cruzi. A forma mais comum de transmissão se dá pelo inseto Barbeiro que, após picar um ser humano ou um animal, deposita suas fezes sobre o local da picada. Com isso, o protozoário é introduzido na corrente sanguínea.

a) No caso da transmissão vertical, uma mãe infectada transmite o protozoário para o filho durante a gestação ou durante o parto. Por isso, a resposta correta dada pelo médico é de que existem, sim, chances de contaminação, já que há troca de sangue entre mãe e filho e, portanto, a possibilidade de transmissão.

b) Caso a família volte a residir na região de origem, diferentes providências podem ser tomadas para evitar a contaminação do filho:

  • Uso de inseticidas e repelentes;
  • Remoção de colônias do barbeiro;
  • Uso de telas em janelas e portas para impedir a entrada dos insetos;
  • Higienização de alimentos, para evitar o consumo de itens contaminados por fezes do inseto.

Para saber mais sobre o ciclo de vida do protozoário Trypanossoma cruzi, confira: https://brainly.com.br/tarefa/22006060

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes