Volumes de petróleo usualmente são indicados utilizando-se, como unidade de medida, o barril.
Certa notícia apresentou a figura a seguir, com uma estimativa de duração das reservas de petróleo do mundo conhecidas até a publicação da notícia, supondo que não houvesse variação no consumo médio anual de petróleo ou descoberta de novas reservas.
Use o fato de que 1 barril equivale a 1,5 hL (hectolitros).
O volume, em m³ (metros cúbicos), das reservas de petróleo do mundo conhecidas até a publicação da notícia era de
a) 1,8 × 10^10.
b) 1,8 × 10^11.
c) 1,8 × 10^12.
d) 1,8 × 10^13.
e) 1,8 × 10^14.
Soluções para a tarefa
Temos, na imagem, que por ano são consumidos 30 bilhões de barris de petróleo por ano no mundo todo. Por extenso, em algarismos e em notação científica, temos a igualdade:
Se a reserva do mundo durará 40 anos, podemos afirmar que a quantidade total de barris pode ser obtida através da multiplicação da duração total dos barris com o gasto anual. Teremos:
Tendo a quantidade de barris, pra descobrir o volume, inicialmente em hectolitros, devemos multiplicar o valor total de barris pelo valor do volume de cada barril em hectolitros (1,5). Teremos:
Tendo descoberto o volume em hectolitros, devemos converter para metros cúbicos para finalizar.
1 hectolitro vale 0,1 metro cúbico. Sabendo disso, podemos multiplicar o volume total dos barris pelo valor do volume em metros cúbicos (0,1). Teremos:
Como um número em notação científica na potência de 10 não pode ser menor que 1, devemos diminuir 1 no expoente e mover o número uma casa à esquerda.
Resposta certa é a alternativa B.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos.