Português, perguntado por jessicaassisbispo, 1 ano atrás

vocês podem avaliar minha redação por favor?
a proposta era narração com tema livre.

deixou ir
Já eram duas da manhã e Elisa estava no sofá olhando fixamente pra um ponto qualquer no teto apenas com um abajur iluminando a sala, e ouvindo Bach no antigo vinil de seu finado pai para limpar a mente, mas não adiantava, cada nota era uma lembrança. ( acho que esse parágrafo faltou virgula, mas não achei onde ficaria bom)
Então recebeu a tão esperada ligação do hospital, dando novas informações sobre o estado de sua mãe, Ana, que há três meses havia sofrido um acidente de trânsito e acabou em coma.
Infelizmente eram notícias nada animadoras, seu quadro havia piorado.
Elisa escreveu um bilhete para sua irmã, Franciele, de dez anos de idade, avisando que voltava antes do café, o colocou na mesa de centro e foi para o hospital.
Ela observava a expressão de sua mãe, que mesmo com tantos tubos e cabos, era serena, quando foi interrompida por um médico, que pediu em tom cuidadoso que a família considerasse desligar os aparelhos, pois as chances de ela acordar eram quase nulas.
Após duas semanas a família decidiu desligar os aparelhos, e Elisa e Franciele viveriam com a tia, mas antes todos poderiam ter uma última " conversa" com Ana.
A relação de Elisa com sua mãe não era das melhores, elas não eram do tipo que se abraçavam e diziam eu te amo, mas naquele momento ela não pode deixar de pensar em uma música que a primeiro momento não gostou, mas agora a descrevia:
" Você apenas precisa da Luz quando escurece, apenas sente falta do sol quando neva, apenas sabe que a ama quando a deixou ir, e você a deixou ir. "

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1
Já que você incomodou-se com seu primeiro parágrafo, eu pontuaria assim para dar um ar de suspense.
"Já eram duas da manhã e Elisa estava no sofá, olhando fixamente pra um ponto qualquer no teto, apenas com um abajur iluminando a sala e ouvindo Bach, no antigo vinil de seu finado pai, para limpar a mente. Mas não adiantava, cada nota era uma lembrança."

Pontuação do segundo parágrafo:
"Então, recebeu a tão esperada ligação do hospital. Davam novas informações sobre o estado de sua mãe, Ana, que há três meses havia sofrido um acidente de trânsito e acabou em coma."

Pontuação do terceiro parágrafo:
"Infelizmente, eram notícias nada animadoras. Seu quadro havia piorado. 
Elisa escreveu um bilhete para sua irmã, Franciele, de dez anos de idade. Avisava que voltava antes do café. Colocou-o na mesa de centro e foi para o hospital."

Quarto parágrafo:
"Ela observava a expressão de sua mãe, que mesmo com tantos tubos e cabos, era serena - quando foi interrompida por um médico, que pediu, em tom cuidadoso, que a família considerasse desligar os aparelhos, pois as chances dela de acordar eram quase nulas."

Quinto parágrafo:
"Após duas semanas, a família decidiu desligar os aparelhos. Elisa e Franciele viveriam com a tia, mas antes todos poderiam ter uma última "conversa" com Ana."

Sexto parágrafo:
"A relação de Elisa com sua mãe não era das melhores. Elas não eram do tipo que se abraçavam e diziam 'eu te amo', mas naquele momento ela não pôde deixar de pensar em uma música que, em um primeiro momento não gostou, mas agora a descrevia:
'Você apenas precisa da Luz quando escurece, apenas sente falta do sol quando neva, apenas sabe que a ama quando a deixou ir, e você a deixou ir.'"

Comentário: História fantástica, você tem a imaginação que uma narrativa exige. Entretanto, narrativas devem ter início, meio e fim. Senti falta de um desfecho. Seu texto mais parece uma crônica. Crie uma situação-problema para a história, resolva e dê um final. Quanto à estrutura, não sou especialista em gramática. Mas você precisa de períodos mais curtos, você utiliza poucos pontos e muitas vírgulas. Frases menores são fundamentais para dinâmica e entendimento do texto.

Quanto à gramática, percebi pequenos erros de regência, colocação pronominal, acentuação e falhas em marcar discurso direto e indireto, então cuidado. No mais, seu texto tem uma boa escolha de palavras. Parabéns!

jessicaassisbispo: mas eu nao posso por dialogos, faz parte da proposta, ai dificulta
Usuário anônimo: Mas você acha que precisa?
jessicaassisbispo: não precisa mas em alguns pontos ficaria melhor com diálogos, mas fazer o que, a redação ja vai valer menos porque eu nao entreguei na sala, não posso fugir da proposta :'(
Usuário anônimo: as falas você coloque em discurso indireto
jessicaassisbispo: sim
jessicaassisbispo: não estou conseguindo editar e estou morrendo de sono pra ficar tentando, então vou colocar como uma nova pergunta
Usuário anônimo: Depois que recebe respostas não é possível editar mesmo.
jessicaassisbispo: pronto :)
Usuário anônimo: "deixou ir" é o título? Me soa desagradável, acho que tem algum erro de colocação de pronome. Não seria "deixou-a ir"?
jessicaassisbispo: E por causa da tradução da música do passenger, mas vou trocar
Perguntas interessantes