vocês acreditam que as escritoras, ao se manifestarem por meio do romance e do poema conseguiram encontrar seus "lugares de fala" ?
3-na opinião do grupo, o que essa conexão entre o passado e presente propõe em relação a posição da mulher negra (ou da cultura negra)?
4-
b- agora que já sabem o sentido dessa expressão, vocês acreditam que as escritoras, ao se manifestarem por meio do romance e o poema conseguiram encontar seus "lugares de fala"?
7- analisem a seguinte afirmação. (a personagem Suzana e consciente em relação a sua cultura e seu passado africano)? voces concordam ou discordam?
(justifique) e destaquem as passagens do texto que permitem comprovar a afirmação.
9- o tema tratado no poema agradou o grupo? discutem e anotem no caderno, justifique sua resposta.
11- ao descrever nos versos as diversas ações que deixou de realizar, o que o eu lírico deseja revelar? levantem hipóteses a respeito
12- releiam a última estrofe de poema "eu mulher preta" e respodam
a- somente pra quem o eu lírico "se levanta", e por quê?
Soluções para a tarefa
A narração e o poema foram meios das autoras se manifestarem e conseguirem expressar sua fala, portanto, é possível afirmar que os textos foram meios de exaltar a voz interior.
A narração e o poema como meios de comunicação
3. A conexão entre o passado e o presente são representados através do texto A preta Suzana e Eu, mulher preta. No primeiro texto a narrativa apresenta traços do sofrimento que os negros passaram com o passar do tempo. Já, no segundo texto, a narrativa apresenta parte da superação através do tempo.
4. Com toda certeza as autoras conseguiram encontrar meios de expressar o que sentiam e também destacar o poder da luta, o poder do tempo e o poder da história.
7. A personagem Suzana possui consciência do seu passado e das tristeza que teve que passar, sendo que podemos perceber as aflições vividas através do trecho:
[...]A dor da perda da pátria, dos entes caros, da liberdade fora sufocada nessa viagem pelo horror constante de tamanhas atrocidades.
Não sei ainda como resisti — é que Deus quis poupar-me para provar a paciência de sua serva com novos tormentos que aqui me aguardavam.[...]
9. O tema do poema visa despertar a força dessas mulheres que muito sofreram, mas que hoje em dia conseguem se expressar e gritar, mulheres que ainda lutam por um espaço, mas que agora possuem consciência da sua força.
11. O eu lírico revela que por muito tempo teve que alisar o cabelo para se parecer com a mulher branca, por anos teve que se sujeitar a trabalhos que não a valorizavam e que não importava o estudo, mas importava a cor da pele, por muito tempo teve que exaltar as rainhas brancas e deixar de lado seus ancestrais. Os tempos mudaram e a luta continua, mas hoje em dia essas mulheres podem gritar de forma mais forte.
12. O eu lírico só se levanta para as rainhas negras, pois essas também devem ser exaltadas. A história fala pouco das rainhas de cor, destacando as rainhas brancas, porém, todas devem ser respeitas e reverenciadas.
Como podemos perceber a narração apresenta uma história de grandes lutas, lutas que muitas vezes foram perdidas. O poema expõe a superação e, o mais importante, a coragem que antes era renegada.
Saiba mais a respeito da narração e do poema:
https://brainly.com.br/tarefa/20455124
https://brainly.com.br/tarefa/39507338