Atividade sobre doping:
1- Quais as substâncias mais utilizadas no esporte:
2- Descreva um caso de doping com atletas brasileiros:
Soluções para a tarefa
Resposta: Estimulantes: são substâncias que agem diretamente no cérebro e também no corpo. Elas contribuem para o estado de alerta do atleta, de competitividade e de agressividade, diminui o cansaço e dá sensação de força e disposição.
Esteroides: os esteroides de fortalecimento, mas conhecidos como anabólicos, assemelha aos efeitos da testosterona, gerando nas células musculares e nos ossos a produção de proteínas. O usuário dessa droga consegue aumentar sua carga de treinamento.
Diuréticos: aumentam a produção de urina e reduzem o inchaço de tecidos provocado pela retenção de líquidos. Alguns atletas utilizam o diurético para perder peso ou para disfarçar a presença de outras substâncias em seu corpo.
Hormônio de Crescimento Humano (HGH): é um hormônio natural que estimula o crescimento e favorece a síntese de proteínas. O HGH auxilia a formação de músculos e tecidos.
Eritropoietina (EPO): hormônio sintetizado pelos rins para regular a produção de glóbulos vermelhos. O EPO artificial aumenta o número de glóbulos vermelhos, ampliando a capacidade de corpo de usar oxigênio. Muito utilizado por atletas que praticam esportes de resistência e atletas que realizam esportes de explosão.
Betabloqueadores: são consumidos para reduzir os batimentos cardíacos e conter tremores em modalidades como tiro ao alvo e arco e flecha.
Doping sanguíneo: injeção de glóbulos vermelhos ou de outros produtos semelhantes para aumentar o número dessas células no corpo. O sangue é extraído de um competidor, armazenado e depois reintroduzido cerca de um mês antes de uma competição.
Um dos casos mais recentes de um doping relevante de um atleta brasileiro é o de Gabriel Santos. O jovem nadador de 23 anos testou positivo, em maio, para a substância clostebol (mesmo anabolizante do caso de Maurren Maggi). Punido por oito meses, o velocista acabou perdendo o Mundial e também o Pan de Lima.
Explicação:
Resposta:
1-A charge mostra uma infeliz realidade em muitos esportes que é o uso de substâncias proibidas que dão aos atletas uma superioridade física fazendo com que a disputa nessa modalidade se torne injusta com os demais oponentes.
O doping existe e muitas vezes nem todos os atletas são testados, por esse motivo, muitos são os atletas que ainda fazem uso de substâncias proibidas. A charge trata esse assunto com humor comparando o uso de substâncias injetáveis com acupuntura
2-Agentes anabolicos
Os esteróides anabolisantes são derivados de um hormonal masculina, a testosterona. O termo anabolisante significa que provoca a hipertrofia (aumento) tecidular, nomeadamente muscular. Podem ser tomadas oralmente ou em injeção. Após a sua administração há um incremento da síntese de proteínas, nomeadamente ao nível dos genitais, dos ossos, da pele e do tecido muscular. Em Medicina esta substância é muitas vezes usada para o tratamento de anemias, da osteoporose (diminuição da densidade dos ossos), de doenças do foro ginecológico ou dos distúrbios do crescimento.
Muitas vezes os esteróides anabolisantes são tomados (em grandes doses) por lançadores, halterofilistas e eventualmente por atletas de todo o tipo de desportos que envolvem força explosiva.
São utilizados igualmente por pessoas que querem melhorar a sua aparência através da obtenção de um corpo mais musculado. Parecem ser responsáveis pelo aumento da massa muscular e da força, quando o indivíduo em questão faz um treino e uma nutrição adequados.
Explicação: