Você sabia que existem mosquitos fantasmas? ode tirar o cavalinho da chuva quem acha que vamos falar de assombrações. Queremos que passa por uma profunda transformação durante a sua vida. Na fase jovem, vive na água como uma larva transparente - dá para ver tudo por dentro, como nos fantasmas dos filmes. Por essa e outras características, é que ele ganhou o apelido de mosquito fantasma! Em alguns locais, como nas lagoas do Rio Doce, em Minas Gerais, estas larvas têm um comportamento muito interessante. Durante o dia, ficam quietinhas, lá no fundo, às vezes, até enterradas no sedimento dos rios ou dos lagos, para se protegerem dos predadores. Mas, quando o Sol vai se pondo e a noite chega, os peixes não conseguem mais enxergá-las. Então, elas começam a se movimentar: saem do fundo, vão subindo, subindo e... Buuu! Com seu apetite enorme, devoram muitos dos pequenos organismos que vivem na coluna d'água. Comem tanto que, rapidamente, elas crescem e engordam. Para capturar o alimento, pode-se dizer que estas larvas utilizam uma estratégia de emboscada. Ficam paradinhas, quase imóveis, só aguardando uma presa passar. E que, quando nadam, as presas criam vibrações na água e as larvas detectam esse sinal. Al, com suas antenas e mandíbulas capturam a refeição, abrem a boca e... Nhac! O cardápio é bem variado. As maiores e as mais velhas costumam se alimentar de zooplancton (animais microscópicos que vivem na coluna d'água, como as pulgas-d'água). As menores e as recém-nascidas comem algas. Para os cientistas, o mais interessante é que a transparência possibilita ver algumas estruturas internas do corpo do inseto. Eles conseguem identificar, por exemplo, que as larvas têm pequenas bexigas de ar que regulam sua flutuação. Mas você deve estar se perguntando o que acontece depois de tanto comerem? Ora, as curiosas larvas transparentes viram pupas e, em seguida, mosquitos adultos que são... Comuns! O Chaoborus não se alimenta de sangue, portanto, não é vetor ce doenças. Chama a atenção, porém, o fato de que às vezes voam juntos para fora d'água, formando uma verdadeira nuvem. Logo eles acasalam, depositam ovos nas lagoas e a partir daí, você já sabe, nascem outras larvas e a história recomeça! Daniel Marchetti Maroneze, Thécia Alfenas Silva Valente Paes e Paulina Maria Maia Barbosa, Laboratório de Limnologia, Ecotoxicologia e Ecologia Aquática (LIMNEA), Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais.
o meu professor pediu para que a gente falasse o que gostou sobre o texto eu não sei por onde começar alguém pode me ajudar por favor?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O fato dos mosquitos serem transparentes é informação mais legal nesse texto na minha opinião.
lucasemanoeldelimafr:
é isso o que está escrito no livro 1. Na atividade 5A, você produzirá uma carta de leitor individualmente. Registre em uma folha a sua produção e entregue a(o) seu(sua) professor(a)
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás