Você percebe alguma semelhança entre a educação
escolar do Brasil atual e a educação de Esparta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O sistema de organização em que se baseava cidade estado grega de Esparta, exigia uma formação militar dos cidadãos espartanos. Assim sendo, esta formação se iniciava quando ainda eram criança nas escolas. O serviço militar já era obrigatório aos homens com apenas sete anos de idade.
No modelo de educação adotado por Esparta os esportes eram muito incentivados, para estimular o desenvolvimento físico, priorizando as lutas. Outro aspecto que refletia esta militarização era a disciplina exigida nas escolas.
Os alunos eram doutrinados a obedecer ordens sem questionamento, não sendo estimulado o desenvolvimento de senso crítico ou dotes artísticos e intelectuais, ao contrário de Atenas. Entre os 12 e 15 anos, os alunos aprendiam matemática e grego, aprendendo os hinos de bravura e patriotismo. O principal objetivo da educação em Esparta era formar cidadãos para defender a cidade-estado.
As escolas brasileiras não possuem este caráter militar, com exceção das escolar militares, que são escolas do exército brasileiro.
Na escola, prioriza-se a transmissão do conhecimento em letras, artes e ciências, buscando a formação de um cidadão crítico, e não de guerreiros.
Há atividades físicas nas escolas, porém elas são destinadas a desenvolver o senso de trabalhar em grupo e trazer benefícios a saúde. Portanto, a escola brasileira não possui muitas semelhanças com a espartana.