Você, o futuro biólogo, foi convidado para participar de um estudo, em um laboratório da universidade, em que estavam identificando o material genético de um vírus patogênico, mais especificamente um gene específico correspondente a proteína do envelope viral responsável por reconhecer os receptores celulares de um tipo de célula branca do organismo humano. O RNAm da proteína em questão foi isolada pela equipe e está apresentada abaixo.
A equipe deixou a seu cargo outras pesquisas relacionadas ao RNA extraído.
Utilizando todas as informações, construa um texto que aborde as questões abaixo, que são suas tarefas na pesquisa:
a) A partir do RNAm viral, você precisa construir a molécula de DNA (fita molde e não-molde). Explique os processos necessários para você construir a sequência dessa molécula de DNA a partir do RNAm viral. Mostre a sequência de DNA construída, e nessa fita de DNA, indique as extremidades 3’ e 5’.
b) Aponte qual é a sequência de aminoácidos (proteína) traduzida do RNAm desse vírus. Para isso, utilize a tabela de código genético na página 98 do livro de Genética e Evolução.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)
Transcrição é o processo pelo qual uma molécula de RNA é formada, utilizando como molde uma das fitas do DNA.
O RNA é formado a partir de um molde de DNA
O RNA é formado a partir de um molde de DNA
Para que os genes consigam se expressar, é necessário que uma molécula de RNA seja formada a partir de uma molécula de DNA. Esse processo recebe o nome de transcrição, e sua enzima chave é a RNA polimerase. Todo o processo ocorre no núcleo da célula.
Inicialmente, uma molécula de DNA abre-se no ponto onde o gene a ser transcrito encontra-se. Isso acontece em virtude da ação da RNA polimerase, que promove a abertura e a exposição das sequências de nucleotídeos que irão ser transcritos. Nesse ponto, é importante destacar que apenas uma fita de DNA será usada para a síntese.
B)
A RNA polimerase também irá orientar o emparelhamento dos ribonucleotídeos, levando, assim, ao alongamento da fita de RNA. Os nucleotídeos encontrados no DNA diferenciam-se dos encontrados no RNA pelo fato de que, no RNA, o açúcar é a ribose (por isso são chamados de ribonucleotídeos) e a base nitrogenada é a uracila (U) em vez da timina (T).
O emparelhamento dos ribonucleotídeos segue a seguinte regra:
-Uracila (U) emparelha-se com a adenina (A) da fita molde.
Adenina (A) emparelha-se com a timina (T) da fita molde.
-Citosina (C) emparelha-se com a guanina (G) da fita molde.
-Guanina (G) emparelha-se com a citosina (C) da fita molde.
Dessa forma, uma porção de DNA que contém a sequência TAGGC produz um RNA com a sequência AUCCG.
É importante destacar que, à medida que o RNA é formado, a região de DNA que já foi transcrita fecha-se imediatamente após a passagem da RNA polimerase.
A transcrição finaliza-se quando há uma sinalização de término, que pode ser a formação de uma alça no RNA ou a presença de uma proteína que se liga ao DNA e barra o processo.
Acho que é isso
A) A sequência de DNA construída, e nessa fita de DNA é TAGGC da fita molde e as extremidades 3’ e 5’ são adenina e timina.
B) A sequência de aminoácidos (proteína) traduzida do RNAm desse vírus, é: AUCCG.
Processos do DNA e do RNA
- a transcrição trata-se do processo a partir do qual uma molécula de RNA é formada por meio do molde das fitas do DNA;
- a expressão dos genes depende de uma molécula de RNA iniciada a partir de uma molécula de DNA;
- o processo de transcrição se desenvolve no núcleo da célula;
- a proteína RNA polimerase exibe as sequências de nucleotídeos que irão ser transcritos
- é por meio da proteína RNA polimerase que o emparelhamento dos ribonucleotídeos é orientado e ocorre o alongamento da fita de RNA;
- os nucleotídeos vindos do DNA se diferenciam dos do RNA na molécula de açúcar e na base nitrogenada
leia mais sobre DNA:
https://brainly.com.br/tarefa/846246
#SPJ2