Você já parou para pensar que, no decorrer da vida, estamos o tempo todo tomando decisões? Desde aquelas menores e mais sutis que se apresentam no dia a dia, até as maiores e mais complexas que podem modificar seriamente o rumo da nossa história.
Tomar uma decisão não é nada fácil! É um processo que implica na avaliação do custo-benefício que essa decisão acarretará. Imagine uma tomada de decisão no âmbito organizacional? A proporção é ainda maior e o impacto afetará a organização como um todo.
Ainda que o processo de tomada de decisão se dê baseado no modelo racional, identificando o que precisará ser decidido, buscando escolher soluções mais adequadas e avaliando se a opção selecionada foi realmente a ideal, há um fator fundamental nesse processo que é a criatividade, por meio da qual conseguimos buscar maneiras diferentes e inovadoras de resolver os problemas e otimizar as soluções.
Diante disso, lanço a você o seguinte desafio:
Pense em uma importante decisão que você precisou tomar em algum momento da sua vida, podendo ter sido uma decisão voltada tanto à área pessoal quanto à área acadêmico-profissional. A partir daí você fará uma breve dissertação, ou seja, um pequeno texto (de no mínimo 5 e no máximo 12 linhas), relatando como ocorreu todo esse processo de tomada de decisão. Para compor sua resposta, você deverá utilizar o método CAR – C de Contexto, A de Ação e R de Resultado:
Contexto: qual foi a decisão que precisou ser tomada?
Ação: como você operacionalizou essa tomada de decisão?
Resultado: qual solução ou resultado você obteve?
Soluções para a tarefa
Utilizando o método CAR para compor a resposta quanto a uma importante decisão tomada, pode-se ter como exemplo o seguinte texto:
- A empresa necessitava melhorar a capacitação dos colaboradores, pois gastava muito com viagens para treinar e o turnover, por ser alto na empresa, fazia os gastos ampliarem (contexto). Para resolver este problema, foi necessário mapear as competências essenciais de cada cargo para montar uma trilha de aprendizagem, onde foi gravado vídeos e postados em uma plataforma de ensino à distância (ação) que fez com que todos os colaboradores aprendessem onde estivessem, nem necessitar que os palestrantes viajassem (resultado).
Para que serve o método CAR?
Com base na técnica de entrevista por competências, o método CAR é um dos recursos utilizados para analisar os candidatos, de modo a compreender os aspectos comportamentais, como exemplo, como lida com resolução de problemas.
Este método é aplicado na busca de analisar o candidato, não só pela sua experiência técnica, mas também, priorizando as suas competências comportamentais, como sua relação interpessoal, proatividade e o trabalho em equipe.
Assim, é importante que o candidato conheça os tipos de métodos aplicados nas entrevistas para que possa estar preparado para responder de modo lógico as suas experiências profissionais.
Saiba sobre entrevista de emprego: https://brainly.com.br/tarefa/48636342
#SPJ2