Você já fez algum tipo de ginástica nas aulas de Educação Física? Se já fez, explique como foi essa experiência. Se não fez, dê a sua opinião sobre porquê de nenhum professor de Educação Física ter trazido esse conteúdo/modalidade para as suas aulas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não
Explicação:
A educação física escolar agrega diversos saberes a serem tratados,
como dança, jogos e brincadeiras, esportes, lutas e ginástica. Todos são de grande importância para área, portanto, carecem de ser estudados.
A ginástica não tem sido trabalhada na escola de forma satisfatória. Um fator relevante para a ausência da ginástica em meio escolar, é o desconhecimento, por parte dos professores,de como trabalhar o conhecimento gíminico, o que nos mostra a dificuldade de visualizar a ginástica para além do seu aspecto competitivo. A ginástica quase não existe na escola devido a preconceitos e por serem atividades extremamente difíceis. O processo de limitação que vem ocorrendo na educação física escolar brasileira, restringindo seu conteúdo ao esporte e deixando de lado a ginástica (entre outros temas da cultura corporal), é muito séria e preocupante. A falta de infraestrutura adequada para o desenvolvimento da ginástica, é um outro motivo, pois, considera-se esse um fator que “desestimula o professor a ensinar à ginástica”.
Todavia, quando existem esses meios, a esportivização sobressai, fixando normas de movimento e o sexismo das provas, além de gerar a elitização da ginástica, moldes provavelmente construídos pela mídia e pela formação inicial. Assim, por desconhecerem as possibilidades de
trato com a ginástica na escola, acabam por não dar oportunidade aos alunos de conhecer e vivenciar as diversas manifestações gíminicas presentes na
contemporaneidade.