Você foi contratado como estagiário no setor de controle de qualidade de um laboratório químico. No seu primeiro dia de trabalho, ao entrar no laboratório, você percebe que, em uma bancada, existem cinco frascos de reagentes fechados com uma rolha comum. Os reagentes contidos em cada um desses frascos estão listados na tabela que se encontra no anexo. Em um dia de muito calor, em determinado instante, ouve-se no laboratório um estampido produzido pelo arremesso da rolha de um dos frascos para o teto. De qual dos frascos foi arremessada a rolha?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pentano. Como é possível ver na tabela, a temperatura de ebulição do pentano é de 36ºC, que é uma temperatura bem fácil de ser atingida em dias comuns. Num dia quente seria possível que o pentano entrasse em ebulição, de modo que o frasco passaria a ter uma quantidade de pentano líquido + vapor de pentano. Conforme a quantidade de vapor de pentano aumentasse no interior do fraco, chegaria a um ponto em que a pressão interna no fraco faria uma força forte o suficiente para arremessar a tampa.
Obs: mesmo a temperaturas abaixo de 36ºC há vapor de pentano no no interior do frasco, porém a partir da temperatura de ebulição o vapor aumenta de forma considerável.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
A rolha foi arremessada do frasco que continha pentano, pois o dia estava muito quente e a temperatura de ebulição do pentano é de 36 ºC. Isso significa que, a essa temperatura, houve formação de gás, e a alta força de repulsão das moléculas expulsou a rolha do frasco. Como a temperatura de ebulição mais baixa é a do pentano, o estagiário estaria consciente quanto a esse arremesso. Os outros reagentes entram em ebulição a temperaturas muito mais elevadas, as quais o estagiário não suportaria.
Explicação: