Português, perguntado por elyanejose, 1 ano atrás

Você estudou que o encadeamento dos enunciados de nossa língua ocorre pela obediência às regras dos seguintes componentes da gramática normativa: Sintaxe, Fonologia, Morfologia e Semântica. Contudo, em textos humorísticos, é bastante frequente verificarmos desvios dessas regras, explorando-se o fenômeno da variação linguística. Na piada abaixo, explique a construção do efeito de humor com base nos elementos linguísticos que se desviam dessas regras do português padrão. Em torno de 10 linhas. (1,3)


Na escola, a professora manda um aluno dizer um verbo qualquer e ele responde:
- Bicicreta.
A professora, então, corrige:
- Não é “bicicreta”, é “bicicleta”. E “bicicleta” não é verbo.
Ela tenta com outro aluno:
-Diga um verbo!
Ele arrisca:
- Prástico.
A professora, outra vez, faz a correção:
- Não é “prástico”, é “plástico”. E “plástico” não é verbo.
A professora faz a sua última tentativa e escolhe um terceiro aluno:
- Fale um verbo qualquer!
- Hospedar.
A professora comemora:
- Muito bem! Agora forme uma frase com esse verbo.
– Os pedar da bicicreta é de prástico.
(Fonte: alfaletras/biblioteca_professor)

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
4

O texto mostra a fracassada tentativa de uma professora de tentar ensinar os verbos para os seus alunos. Além de questionar as crianças sobre os verbos, elas davam respostas com substantivos com uma pronúncia incorreta, sendo este grande parte do humor da história.

Contudo, existe um aluno que parece ter entendido o que é verbo, e assim, ele fala uma palavra que é parecida com isso: " Hospedar". A professora, empolgada pelo sucesso do aluno, pede que ele forme uma frase, e é aí que entra o verdadeiro humor do texto.  Ao construir a frase ele mostra que também não sabe sobre verbos e fez uma ligação com as palavras ditas por seus colegas, construindo assim, uma frase baseada em palavras erradas.

Perguntas interessantes