Você é um educador e foi contratado para trabalhar para a secretaria da educação. Entre as metas da PNE, seu superior elegeu três delas: Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional. Meta 11: triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público. Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.
Soluções para a tarefa
O texto do enunciado da questão mostra as principais metas da educação no Brasil que foram elencadas pelo Plano Nacional de Educação e que possibilitou mudanças significativas da educação no Brasil.
Importante notar assim que a educação sofreu grandes mudanças desde a década de 90 até hoje.
Isso porque aspectos como a padronização do currículo escolar bem como as mudanças legislativas possibilitaram ganhos melhores na educação que podem ser vistas até hoje.
espero ter ajudado!
Resposta:
Segue uma sugestão.
A secretaria da educação é um desafio enorme no Brasil. Entretanto, após os anos 1990 houve-se ganhos significativos com a Constituição Federal e LDB. Nesse sentido, a fim de planejar com sucesso as metas 10, 11 e 12 do Plano Nacional de Educação, pode-se contemplar:
Há muitas escolas que funcionam apenas nos períodos diurno e vespertino e que tem espaço para a educação noturna. Nesse sentido, o aproveitamento do prédio público para o EJA já seria um grande ganho para muitas pessoas, podendo, assim, aumentar a nível máximo as ofertas. Os subsídios viriam do governo federal.
Também é necessário para cumprir a meta 11, fazer parcerias com as Instituições privadas, que já tem a estrutura para receber alunos. Essas instituições receberiam seus valores através dos cofres públicos sendo viabilizados através de licitações públicas. Com certeza, ter-se-ia grande ganhos para muitas pessoas e cidades, afinal, são poucas as oportunidades oferecidas pelo Estado.
Por fim, a meta 12, o governo federal, juntos aos estaduais e municipais, poderiam oferecer abatimento de impostos a empresas que elevasse o nível de seus funcionários a qualificação. Nesse sentido, evitaria muitas demissões e haveria um aumento de valor para a própria organização. Há tantas empresas, necessitando de know-how e de uma diminuição significativas nos impostos. O neoliberalismo pedi essa desconcentração de impostos para que se faça investimentos em outras formas.
Portanto, além de cumprir as metas as dinâmicas espaciais dos centros urbanos mudariam repentinamente. Trazendo benefícios e ganhos significativos para a Educação do Brasil e ainda atrairia investimentos estrangeiros por tanta mão de obra qualificada.