Você é professor de uma escola localizada na zona rural. A maior parte da população é agricultora e planta tabaco. Há uma grande evasão de alunos e grande parte não chega a concluir o ensino fundamental. Sabendo que a escola, historicamente, é uma instituição que não acolhe os saberes e conhecimentos dos alunos, de seus pais e da sua comunidade, elabore um projeto que tenha como objetivo ampliar o repertório de práticas sociais de leitura e escrita.
Você deve pensar em um projeto que tenha:
- Uma temática central
- Textos relevantes para a vida de alunos que vivem na zona rural
- Produto final que esteja adequado ao objetivo de ensino e à temática escolhida
Soluções para a tarefa
Um projeto que possa ampliar a prática social de leitura e escrita é fomentar uma competição entre os alunos, criando assim um concurso de leitura e escrita, quanto mais ler e escrever sobre o livro mais chances de ganhar um grande prêmio a pessoa terá.
Projeto social de leitura e suas características.
Para que o projeto fosse para frente era necessário que os livros fossem da temática rural, que estivesse perto da realidade dessas pessoas.
O prêmio poderia ser algum brinquedo, vale presente e etc.
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
Há múltiplos projetos que podem ser desenvolvidos. Em primeiro lugar, é importante ouvir o que é demandado pelos alunos e pela própria comunidade. Ou seja, o primeiro passo é observar, ouvir e vivenciar quais são os problemas ou as questões sociais importantes naquele contexto.
Um projeto muito interessante seria trabalhar a identidade social de ser agricultor, ou seja, abarcar as diferentes concepções dessa profissão e como essas crianças e seus familiares se constituem como seres que trabalham e vivem da terra. Escolhida a temática, você deve partir para a seleção de textos: o que é necessário que seu aluno leia para ter um repertório para discutir esse assunto? Uma opção muito produtiva é realizar entrevistas com os pais e membros da própria comunidade. A entrevista deve conter perguntas que dizem respeito à vida no campo e aos sentimentos de como é viver com o trabalho na terra. O produto final poderia ser um livro de histórias que tenham relação com a vida na roça ou com o ser agricultor.