Direito, perguntado por millasouza62, 9 meses atrás

você é o Presidente da República e precisa decidir entre reduzir a poluição liberada pelos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, etc.) e aumentar a produção de automóveis. Ou seja, a escolha é: poluição versus automóveis

Argumente o que aconteceria no sistema econômico (custos e/ou resultados), caso optasse pela redução da poluição; e o que aconteceria, caso optasse pelo aumento da produção de automóveis.

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
44

No contexto apresentado deve - se optar pelo desenvolvimento sustentável, com isso, pode - se optar por reduzir os níveis de poluição, porém pode - se incentivar o comércio de carros sustentáveis.

Nesse sentido, a gasolina usada hoje no Brasil pela forma que é obtida além de poluir bastante vai chegar um tempo que não será renovada tão facilmente.

Nisso, incentivando a compra de carros que não poluam tanto como o carro elétrico, pode - se reduzi o índices de poluição e se gerar o crescimento da economia.

Bons estudos!

Respondido por 8237dd
28

Em seu raciocínio, você deve ter percebido a dificuldade em equilibrar as decisões.

Vamos considerar que você tenha decidido reduzir a poluição. A dificuldade adicional está em adaptar a legislação vigente e estimular as fábricas a desenvolverem automóveis ou processos produtivos mais avançados e com baixo consumo de combustível. Mas como fazer? Ao mesmo tempo, deverá existir programas de qualificação tecnológicas, como universidades e centros de apoio à indústria. O risco é a indústria perceber isso como aumento de custos e reduzir a produção e o emprego, visto que as empresas não vão querer arcar com investimentos produtivos apenas para satisfazer o desejo do governo.

Considere agora que a decisão seja aumentar a produção de automóveis. Uma maneira de estimular isso, é reduzir os impostos associados à produção. O impacto imediato será um maior volume de automóveis nas vias públicas, pressionando serviços como fiscalização de trânsito, pavimentação, ampliação da via urbana (viadutos, pontes, trincheiras), aumento do consumo de combustíveis e, portanto, poluição.

A cidade de Belo Horizonte, por exemplo, desenvolveu a via de trânsito rápido para transporte e transbordo de passageiros, o chamado MOVE. O objetivo claramente foi o de estimular o transporte público, em detrimento da utilização de automóveis. Os resultados individuais podem ser observados através da redução do tempo de deslocamento; todavia os resultados para a sociedade serão observados ao longo do tempo.

Perguntas interessantes