Você é enfermeiro(a) de uma Unidade de Terapia Intensiva e acompanha o Senhor Raimundo há duas semanas, hospitalizado, devido uma fratura em membro inferior. Por causa da idade avançada o mesmo necessitou de cuidados intensivos após procedimento cirúrgico, entretanto, Raimundo descobriu durante o período em que esteve hospitalizado que precisará utilizar insulina regularmente, pois possui Diabetes Mellitus do tipo 2. A equipe multidisciplinar da UTI reuniu-se para discutir sobre as condições clínicas de Raimundo e sobre a previsão de alta da UTI. Preocupado(a) com a situação de Raimundo, que conta apenas com a ajuda da esposa, pois o casal não possui filhos, você menciona a importância de auxiliá-lo com relação aos cuidados pós-operatórios e relacionados ao novo diagnóstico (Diabetes Mellitus tipo 2), por isso você decide conduzir o processo até o momento da alta, pautado nos preceitos da Teoria do Déficit do Autocuidado propostos por Dorothea Orem.
Questionamento
Qual deve ser sua conduta diante desta situação?
*Responda este questionamento com base na premissa de que a Teoria do Déficit do Autocuidado é organizada em três categorias de requisitos do autocuidado: universais, desenvolvimentais e de desvio de saúde
Soluções para a tarefa
O quadro de Raimundo deve ser analisado e as considerações necessárias repassadas para os seus familiares:
Avaliação de longo prazo, assim como a alimentação para o processo de readaptação, e avaliações preventivas para impedir novas patologias.
Além disso, devem se atentar aos autocuidados universais como a manutenção do processo respiratório e à ingestão de água e alimentos. O autocuidado de desenvolvimento é a manutenção psicológica de Raimundo e dos seus familiares. E o autocuidado no desvio de saúde consiste na decisão de quando Raimundo irá ter alta.
Bons estudos!
Resposta:
a) Esse assunto envolve educação continuada em saúde. Poderia ser contratada uma empresa que desenvolve cursos de especialização em inserção de cateter venoso central de inserção periférica, para que os enfermeiros interessados desenvolvessem esse curso no hospital em que trabalham.
b) Primeiramente, conversaria com cada fisioterapeuta e realizaria um levantamento das principais dúvidas e problemáticas em relação aos VMs. Após, solicitaria para que um representante da marca dos ventiladores viesse até o hospital e esclarecesse as dúvidas durante uma semana. Faria com que essa pessoa fosse até o pronto-socorro e acompanhasse esses fisioterapeutas no decorrer do processo de trabalho.
c) Para o desenvolvimento desse processo, utilizaria o referencial metodológico de Paulo Freire, o qual é constituído por três fases interligadas:
– Investigação temática e levantamento dos temas geradores: nessa fase do processo educativo, objetiva-se identificar temas geradores extraídos da realidade das pessoas participantes. Então, nesse primeiro momento, deve se aproximar dos nutricionistas e seus pacientes, por meio de círculos de cultura, de modo a descobrir efetivamente os temas e as problemáticas do dia a dia desses nutricionistas.
– Em seguida, desenvolveria a fase de codificação e descodificação: no segundo momento do método de Paulo Freire, acontece a problematização e a contextualização dos temas geradores, por meio do diálogo para uma visão crítica. Os participantes do processo educativo precisam conversar entre si para identificar aspectos da realidade das temáticas levantadas, que talvez não tenham sido perspectiveis. Assim, proporcionaria um momento de diálogo entre os nutricionistas para refletir sobre os problemas reais encontrados.
– E, na terceira etapa, desvelamento crítico ou problematização: nessa etapa do processo acontece a tomada da consciência da situação existencial, a descoberta dos limites e das possibilidades da realidade. Assim, tentaria desenvolver ações que sanassem as dúvidas ou atividades que melhorassem as orientações aos pacientes.
Explicação: Padrão de resposta esperado