Pedagogia, perguntado por emilyliris6769, 1 ano atrás

Você é diretor de uma escola fundamental particular num bairro nobre de sua cidade. A escola tem em média 700 alunos e 18 professores. É uma escola tradicional, bem conceituada na região, e o processo de

ensino-aprendizagem tem o respeito dos pais dos alunos que também já passaram pela escola. Entretanto, você tem um problema em mãos e precisa tomar uma decisão para reverter a situação. Além disso, só você, como diretor, pode tomar frente para solucioná-lo.


No último bimestre, seus coordenadores de área lhe entregaram um relatório, mencionando as quedas no rendimento dos alunos. Alguns permaneceram na média e poucos melhoraram, mas a maioria ficou abaixo do esperado. Você ficou extremamente preocupado com a situação, pois o baixo índice de rendimento dos alunos poderia acarretar um número significativo de evasão ou transferência para outras escolas que tenham uma mensalidade menor. Para a escola atual, esta situação não seria vantajosa,

Soluções para a tarefa

Respondido por adrielyferreira1
14

RELATÓRIO

LEVANTAMENTO DE AÇÕES PARA MELHORIA DO ÍNDICE DE RENDIMENTO DOS ALUNOS

Ações a serem desenvolvidas com a família para melhorar o índice de rendimento escolar dos alunos. Relacionadas por ordem de prioridade.

1) Realizar reuniões bimestrais com os pais ou responsáveis, em horários compatíveis com a disponibilidade de cada um, mesmo que para isso seja necessário repetir a mesma pauta da reunião em horários alternativos.

2) Criar um clima amigável e amistoso nas reuniões, alterando o local de realização das mesmas, a disposição das cadeiras, de forma a romper com a posição professor-aluno. A intenção é criar uma aproximação com as famílias dos alunos.

3) Dialogar com os pais nas reuniões, considerando todas as suas opiniões, discordâncias, seus interesses. Demonstrar para eles qual a sua expectativa no encontro e quais manifestações do grupo são legítimas.

4) Criar condições para que os pais possam participar efetivamente das instâncias deliberativas da escola, como a implantação de um conselho de classe participativo, que contribua para a interação dos pais nas atividades culturais da escola, a participação deles na realização de palestras etc.

5) Ajudar os pais em sua organização, fornecendo apoio para divulgação de informações, mobilização da comunidade, e assim facilitar sua interlocução com outras instâncias do sistema educacional, quando necessário.

6) Criar, em comum acordo com os pais, um planejamento de atividades coletivas realizadas pelos professores na escola, pois diversas atividades podem incluir a participação da família. 
(PORTAL DA PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS, 2015)

Respondido por camilinhadrocha
1

Resposta:

1) Marcar uma reunião com os professores, reunir os gráficos e levantar as estatísticas do aproveitamento, com base em dados do sistema avaliativo da escola. Após expor esses dados pedir que os professores se dividam em grupos e cada grupo deverá elaborar uma estratégia para aproximar as famílias da escola, isto porque conforme os alunos vão passando de ano e o conteúdo passa a se tornar mais difícil, as famílias não possuem “conhecimento” efetivo e atualizado da matéria, não estão mais familiarizados nem com o conteúdo em si, nem com a nem com as novas abordagens de ensino e sequências/recursos didáticos modernos. Será preciso primeiro atualizar a família, para posteriormente solicitar a eles parcerias no processo de ensino aprendizagem de seus filhos.

2) Feito e primeiro passo, chamamos esses pais para escola e realizamos oficinas conjuntas de formação para pais e filhos, esses momentos devem ser agradáveis e divertidos, aprender de forma prazerosa, pois as famílias também estão sobrecarregadas, estamos vivendo uma crise econômica e de saúde com resultados negativos de ordem mundial. Não é o momento de cobrar as famílias e sim de integrá-las.

3) Organizar horários individuais para atender as famílias que necessitarem de ajuda específica, realizar a orientação educacional e se for necessário disponibilizar outros profissionais especializados, psicopedagogos e psicólogos.

4) Ações práticas para que as famílias tenham acesso ao conteúdo e cronograma de atividades por meio de plataformas digitais e impresso para quem não possui habilidades com as tecnologias da educação. É imprescindível que a família seja informada e fique sempre atualizada com as ações escolares e cronogramas de disciplinas.

5) Disponibilizar um canal para aa famílias possam se expressar, tirem duvidas e sugiram alternativas que sejam compatíveis com suas realidades (mesmo que anonimamente, para não se sentirem expostos), dessa forma a escola estará em sintonia com a sua clientela escolar e seu público alvo – os alunos – serão beneficiados de muitas formas, em tempos líquidos ser ouvido já é muito importante para ajudar nos conflitos familiares internos, ter voz.

Explicação:

Perguntas interessantes