Você é convidado para uma reunião onde foi comunicado que será o gestor responsável pela gestão de resíduos e efluentes gerados na planta industrial. A alta direção solicita que você apresente um breve resumo das atividades que se faz necessário realizar, para que possa incluir no planejamento estratégico os recursos financeiros e humanos necessários para este projeto. Neste resumo é importante que as etapas essenciais sejam abordadas afim de que a empresa atenda aos requisitos legais aplicados, bem como tenha um compromisso em ser uma empresa ambientalmente correta, aplicando as tecnologias disponíveis no mercado para evitar potencialmente impactos ambientais futuros.
preciso de ajuda!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como nenhum processo ocorre com 100% de rendimento, toda indústria química produz resíduos em determinada quantidade, os quais podem ser sólidos, efluentes líquidos ou emissões gasosas. Portanto, o tratamento e aproveitamento de resíduos são fundamentais para que sua empresa seja mais consciente, funcional, bem posicionada no mercado e adequada à legislação.
Vários fatores interferem na escolha do tratamento adequado de resíduos, como:
Legislação ambiental; custos de investimento e operacionais; possibilidade de reuso dos efluentes tratados; qualidade do efluente tratado; entre outros. Para este projeto, as atividades que se fazem necessárias realizar são,
EFLUENTES LÍQUIDOS:
Processos físicos: removem sólidos flutuantes relativamente grandes, sólidos em suspensão, areias, óleos e gorduras. Os métodos físicos abrangem o uso de grades, caixas de areia, decantadores, peneiras e tanques de remoção de graxas e óleos.
Processos químicos: por meio de reações químicas, promovem a remoção de poluentes ou modificam os efluentes, adequando-os aos processos de tratamento posteriores. Nesse sentido, são utilizados produtos químicos como agentes de neutralização de pH, de coagulação, floculação, oxidação e desinfecção dos resíduos.
Processos biológicos: removem a matéria orgânica dissolvida e em suspensão. Isso se dá pelo emprego de microrganismos que transformam essa matéria em compostos mais simples como água, gás carbônico e sais minerais. Podem ser divididos em processos aeróbios (em que os microrganismos utilizam oxigênio do ar) e anaeróbios (em que há uso do oxigênio presente nos compostos que serão degradados).
RESÍDUOS:
Para evitar a contaminação dos resíduos e garantir o tratamento adequado deles, é preciso separar os resíduos industriais perigosos dos não perigosos.
Alguns dos métodos de tratar rejeitos incluem:
Tratamento mecânico: envolve procedimentos em que ocorre a alteração física dos rejeitos. Exemplos: quebra/trituração das partículas, mudança de estado físico (condensação, evaporação) e separação de fases (por filtragem, decantação ou sedimentação).
Tratamento bioquímico: ocorre com a ação de microrganismos que quebram as moléculas, transformando-as em uma mistura de outras substâncias. Dentre os tratamentos bioquímicos, destacam-se a biodigestão (decomposição da matéria orgânica na ausência de oxigênio) e a compostagem (decomposição da matéria orgânica com a presença de oxigênio).
Tratamento térmico: ao receberem calor, os resíduos sofrem processos físico-químicos que alteram suas características. Destaca-se a incineração, em que ocorre a decomposição térmica da matéria a altas temperaturas, de modo que o resíduo se torne menos tóxico e volumoso.