Você consultor da área de pessoas, como utilizaria a Teoria das Relações Humanas - Elton Mayo, e seus seguidores, Maslow, McGregor, Herzberg, para melhorar o desempenho desta organização, com base no que foi apresentado no caso, nas discussões realizadas nas aulas e a partir da sua Análise SWOT?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne.
Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e quando as ciências humanas influenciaram as organizações.
A experiência de Hawthorne iniciou-se em 1927.
Elton Mayo coordenou uma experiência numa empresa de equipamentos e componentes telefônicos, chamada Western Eletric Company.
Na experiência percebeu que os trabalhadores eram conduzidos pela fadiga, excesso de trabalho, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal, causas da má condição do local de trabalho.
Experiência de Hawthorne
Tinha como objetivo inicial conduzir experimentos relacionando a luminosidade no ambiente de trabalho com a eficiência dos operários, medida pela produção.
Com os primeiros resultados, a pesquisa logo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes de trabalho, da rotação do pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos operários.
As conclusões que os pesquisadores chegaram foram que:
O grupo trabalhava com maior liberdade e menos ansiedade
Havia um ambiente amistoso e sem pressões
Não havia temor ao supervisor
Houve um desenvolvimento social do grupo experimental
O grupo desenvolveu liderança e objetivos comuns.
Teoria das Relações Humanas e suas características
Nível de produção é resultante da integração social:
A capacidade física não terá eficiência se o indivíduo sofrer desajuste social.
Comportamento social dos indivíduos
O comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo.
Recompensas ou sanções sociais
O operário que produzir acima ou abaixo da média do grupo, perderia o respeito perante seus colegas.
Grupos informais
Definem suas próprias normas dentro do grupo.
Relações Humanas
Ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupos.
Importância do conteúdo do cargo
Trabalhos simples e repetitivos, tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência.
Ênfase nos aspectos emocionais
Organização informal.
Teoria das relações humanas: Elton Mayo
Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor.
Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932.
Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland.
Escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne, dando origem à Teoria das Relações Humanas.
A abordagem humanista da teoria organizacional contrariou vários postulados da abordagem clássica de Fayol e da Administração Científica de Taylor.
A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas.
A natureza do ser humano como ‘’homo social’’ substituiu a concepção de ‘’homo economicus’’, ou seja, as pessoas são motivadas e incentivadas por estímulos financeiros.
Para Mayo a conduta do homem na sociedade é determinada basicamente pela tradição.
O comportamento tradicional é visto sob a óptica de um objetivo social positivo.
A felicidade individual, o crescimento e a saúde da sociedade dependem da existência de um sentido de ‘’função social’’ do indivíduo.
Para Mayo, o conflito é uma chaga social e a cooperação é o bem-estar social, exceto as formas de cooperação apoiadas por meios políticos; como as negociações coletivas, que na verdade não são cooperações.
Quando cada indivíduo possui o senso de função social e responsabilidade, a sociedade torna-se um organismo social sadio.
A cooperação, quando é assegurada, integra os objetivos individuais aos coletivos.
Os administradores industriais devem organizar essa cooperação, pois os operários apenas cooperam quando aceitam os objetivos da administração.
As experiências de Hawthorne levaram a conclusões que colocavam em xeque as formulações da Abordagem Clássica e da Administração Científica, pois derrubavam a preponderância dos fatores fisiológicos sobre os psicológicos.
Essas conclusões podem ser resumidas da seguinte forma:
É a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e de eficiência, não sua capacidade de executar corretamente os movimentos dentro de um tempo pré-determinado
O comportamento do indivíduo se apoia no comportamento do grupo.
O grupo estabelece métodos para manter o respeito pelas suas atitudes.
Explicação: