História, perguntado por 33deilzinho, 1 ano atrás

Você concorda com a atitude de Dom João VI, ao esvaziar os cofres brasileiros, quando foi para portugal? Por quê ?

Soluções para a tarefa

Respondido por rebecaananias
306
Eu discordo com a atitude tomada por Dom Pedro, pois os conteúdos que estavam no cofre (dinheiro e joias) que ele levou para Portugal pertencia ao povo brasileiro, pois existiria dinheiro público se a população não pagasse os impostos, ou seja, ele não tinha o direto de declarar essa fortuna como suas economias pessoais.
Respondido por eduardospagnolo
0

Para dar sua opinião sobre a atitude de Dom João VI, sobre o esvaziamento dos cofres brasileiros, precisamos entender o contexto do ato e suas consequências.

Esvaziamento dos Cofres Brasileiros

No ano de 1820 no Brasil ocorria uma revolução liberal com a demanda de uma implantação de uma monarquia liberal no Brasil, para atender aos interesses da aristocracia local.

Dom João era contrário a essas ideias e não queria mais autonomia para a colônia, tanto que em 1815 ele elevará o Brasil a condição de "Reino Unido a Portugal e Algarves" o que servia de massa de manobra para retardar a emancipação colonial.

Com essas tentativas de manipular a elite colonial, aumentará a pressão sobre a família real. Dom João acreditava que ir embora e deixar seu filho no comando apaziguaria a situação. Porém, ele faz algo que só vai revoltar ainda mais a população.

Dom João deixa claro que as intenções de Portugal com o Brasil eram apenas lucrativas quando ao ir embora ele leva todo o capital do Banco do Brasil, causando a sua falência.

Essa atitude causará muita revolta na elite e agrava a crise econômica colonial, dando mais motivos para os aristocratas exigirem a sua emancipação.

Saiba mais sobre "Dom João VI" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46870874

Anexos:
Perguntas interessantes