Você, com certeza, já deve ter visto pessoas defenderem determinados modelos políticos e criticarem outros, mas quando conversou mais a fundo sobre o tema, descobriu que elas sequer sabiam do que estavam falando. Segundo uma pesquisa realizada pelo Institute of Economic Affairs no Reino Unido, 70% dos quase dois mil entrevistados disseram que querem viver em um sistema socialista, porém, esses mesmos entrevistados não conseguiram identificar quais eram as definições corretas das propostas que se referiam ao socialismo.
Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2021. (Adaptado).
Com base no exposto acima e os estudos da disciplina, assinale a alternativa correta acerca do pensamento socialista.
Alternativa 1:
O pensamento socialista criticava o Estado por esse não garantir em suas leis a igualdade entre os seus participantes.
Alternativa 2:
O pensamento socialista se opôs ao absolutismo monárquico, atendendo os anseios da burguesia e dos trabalhadores.
Alternativa 3:
O pensamento socialista busca o fim da desigualdade com o Estado exercendo um papel de mediador de grupos rivais.
Alternativa 4:
O pensamento socialista Marxista estabelece que o Estado deve imediatamente deixar de existir por meio da revolução proletária.
Alternativa 5:
O socialismo científico criticava a posse da burguesia dos meios de produção, pois com isso ela conseguia a exploração da classe operária.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5:
O socialismo científico criticava a posse da burguesia dos meios de produção, pois com isso ela conseguia a exploração da classe operária.
Explicação:
O Estado não deixaria de existir imediatamente como consta na alternativa 4
A partir do fim da sociedade privada, a sociedade se transformaria em uma sociedade sem classes e nesse contexto o Estado já não seria mais necessário, todos seriam livres e iguais entre si, teríamos uma sociedade comunista, ou seja, o Estado existiria em um primeiro momento (socialismo), em um segundo momento, deixaria de existir, o que Karl Marx denominou (Comunismo)
O socialismo é, resumindo, uma etapa para chegar ao comunismo. Nessa fase, a sociedade controla tanto a produção quanto a distribuição de bens, e seria, assim, um passo necessário para alcançar um Estado comunista.
Já o comunismo diz respeito a um novo sistema. É um sistema resultante de uma sociedade sem classes e contando com o desaparecimento do próprio Estado.
O socialismo científico criticava a posse da burguesia dos meios de produção, pois com isso ela conseguia a exploração da classe operária.
O socialismo científico foi criado por Karl Marx, ele divergia do socialismo utópico, mas era criticado da mesma forma pelos burgueses, já que esse socialismo era uma critica direta a posse dos meios de produção por parte da parcela mais abastada da população (alternativa 5).
A detenção de meios de produção permite que a classe dominante explore a classe operaria, oferecendo empregos e pagando esses operários, mas recolhendo a mais valia, que era uma boa parte do valor agregado pelo trabalho dos operários.
Até os dias de hoje, nenhum país aplicou um sistema produtivo e econômico baseado totalmente no socialismo científico.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/561741