História, perguntado por artgfrotas, 10 meses atrás

Você acredita que a maioria das pessoas que se definem politicamente de “esquerda” e “direita” conhecem a origem desses termos? Justifique a sua resposta.


artgfrotas: Me ajuda
anakaroliniwagner: desculpa pela resposta grande mais tentei ser o mais explicativa possivel

Soluções para a tarefa

Respondido por anakaroliniwagner
0

Resposta:

oiiiieee

não, algumas pessoas não sabem o verdadeiro significado das palavras e saem se posicionando politicamente sem saber do que esta falando.  

curiosidade:

O que muita gente não sabe, na verdade, é que os termos “esquerda” e “direita”, com conotação política, surgiram durante a Revolução Francesa, em 1789. Na ocasião, extremistas jacobinos se sentaram à esquerda e os liberais girondinos se sentaram à direita, no salão da Assembleia Nacional Constituinte – a elite literalmente não quis “se misturar” com a burguesia.

Nessa reunião, quem estava à direita reivindicava uma revolução liberal, com o fim dos privilégios da nobreza e do clero e a garantia do direito à igualdade perante a lei – a classe da direita passou a representar o lado conservador, tradicional e que pretendia manter o poder da elite e buscar medidas de gerar bem-estar individual. Já quem estava à esquerda também reivindicava o fim dos privilégios, mas eles eram favoráveis à luta pelos direitos dos trabalhadores e dos mais pobres, assim como à noção do bem-estar coletivo.

explicação:

A política do século 21 é muito mais diversificada do que as categorias “esquerda” e “direita”, com partidos políticos de cada lado defendendo interesses que se intercalam, no final das contas. Quando falamos na polarização da política no Brasil, precisamos considerar também a Ditadura Militar, que foi um período bastante separatista nesse sentido: quem era a favor do poder militar era da direita, e quem pregava um regime socialista, de esquerda.

Perguntas interessantes