Você acha que a linguagem não verbal reforça o significado da história? Por quê
me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Comunicação é o processo de troca de informações entre um emissor e um receptor. Um dos aspectos que pode interferir nesse processo é o código a ser utilizado, que deve ser entendível para ambos.
Quando falamos com alguém, lemos um livro ou revista, estamos utilizando a palavra como código. Esse tipo de linguagem é conhecido como linguagem verbal, sendo a palavra escrita ou falada, a forma pela qual nos comunicamos. Certamente, essa é a linguagem mais comum no nosso dia a dia. Quando alguém escreve um texto, por exemplo, está usando a linguagem verbal, ou seja, está transmitindo informações através das palavras.
A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não verbal. Nesse caso, o código a ser utilizado é a simbologia. A linguagem não verbal também é constituída por gestos, tom de voz, postura corporal, etc. Se uma pessoa está dirigindo e vê que o sinal está vermelho, o que ela faz? Para. Isso é uma linguagem não verbal, pois ninguém falou ou estava escrito em algo que ela deveria parar, mas como ela conhece a simbologia utilizada, apenas o sinal da luz vermelha já é suficiente para compreender a mensagem.
Ao contrário do que alguns pensam, a linguagem não verbal é muito utilizada e importante na vida das pessoas. Quando uma mãe diz de forma áspera, gritando e com uma expressão agressiva, que ama o filho, será que ele interpretará assim? Provavelmente não. Esse é apenas um exemplo entre muitos, para ilustrar a importância da utilização da linguagem não verbal.
Outra diferença entre os tipos de linguagens é que, enquanto a linguagem verbal é plenamente voluntária, a não verbal pode ser uma reação involuntária, provindo do inconsciente de quem se comunica.
Sinal vermelho, um exemplo de linguagem não verbal.
Sinal vermelho, um exemplo de linguagem não verbal.
Publicado por Sabrina Vilarinho
Compartilhe!
Vídeo 1
Vídeo 2
Artigos Relacionados
Níveis de linguagem
Leia este artigo para conhecer os níveis de linguagem a partir dos quais podemos nos comunicar verbalmente com outras pessoas.
Função poética
As diferentes funções da linguagem: Conheça a subjetividade e a beleza encontradas na função poética.
A função conativa figura entre as seis funções da linguagem e é encontrada na publicidade e em outros gêneros cujo discurso esteja focado no receptor
Função conativa
Entenda as entrelinhas do discurso: Saiba quais são as principais características da função conativa da linguagem.
As charges podem apresentar conteúdo político e social. Cabe ao leitor extrair dela os elementos necessários para sua total compreensão
Charge
Clique e saiba mais sobre o interessante universo do gênero textual charge!
Nos textos em que predomina a função referencial, a informatividade é a principal característica
Função referencial
Linguagem, comunicação e informação: Conheça as principais características da função referencial da linguagem.
O objetivo da caricatura é exagerar as características mais marcantes do ser ou objeto caricaturado
Caricatura
Leia este artigo sobre a caricatura, um gênero discursivo não verbal por meio do qual são evidenciadas as características marcantes de seres e objetos.
Artigo de opinião
Aprenda mais sobre o gênero artigo de opinião e garanta o seu conhecimento sobre essa importante ferramenta comunicativa.
Acróstico
Você pode não saber o que é, mas já deve ter feito pelo menos uma vez!
A oralidade e a escrita
A fala pode estar presente na hora de escrever?
Os Diferentes Textos Humorísticos
Charges - Tiras Humorísticas - Anedotas.
Versão mobile