Biologia, perguntado por mariafenarda03, 10 meses atrás

Vírus: seres sem organização celular, vejamos suas características principais: 1) Não possuem organização celular. 2) Não possuem membrana plasmática, citoplasma, núcleo nem organelas. 3) São formados por uma cápsula de proteínas e um material genético (DNA ou RNA). 4) Não apresentam metabolismo próprio. 5) No seu interior, não ocorre nenhuma reação química. 6) Fora de uma célula hospedeira, eles não têm nenhuma atividade. Ficam inertes. 7) Reproduzem-se somente dentro de células vivas. 8) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, isto é, só exercem sua atividade parasita se estiverem no interior de células vivas. Eles podem se reproduzir à custa do material que encontram dentro da célula. 1) Por que os vírus não são considerados seres vivos? 2) Por que consideramos os vírus parasitas intracelulares obrigatórios? 3) O que é necessário para que um vírus consiga infectar uma célula?

Soluções para a tarefa

Respondido por brendabaseggio
2

1) Por que os vírus não são considerados seres vivos?

Para muitos cientistas e/ou pesquisadores, eles não são considerados vivos pois a menor unidade de vida é uma célula, sendo eles bem menores que uma e, de uma maneira geral, não apresentam metabolismo próprio.

2) Por que consideramos os vírus parasitas intracelulares obrigatórios?

Pois precisam obrigatoriamente estar habitando uma célula para sobreviverem. Eles só conseguem se reproduzir no interior de outra célula.

3) O que é necessário para que um vírus consiga infectar uma célula?

Para que o vírus consiga infectar e se multiplicar, é preciso que de alguma forma ele interaja com a célula. Isso acontece através da interação entre as proteínas do vírus e as proteínas que existem na célula.

Uma vez dentro desses organismos, eles replicam-se e utilizam a célula hospedeira para produzir as partículas virais.

Apesar de a multiplicação viral mudar de espécie para espécie, podemos dividir o ciclo de replicação de um vírus em seis etapas principais: adesão, penetração, remoção do capsídeo, biossíntese, montagem das partículas virais e dispersão.

Perguntas interessantes