vimos que os sociólogos podem ter pontos de vistas diferentes sobre o mesmo fenômeno social, como no caso da divisão do Trabalho por exemplo. Exponha como Durkheim e Marx analisaram esta questão descrevendo as diferenças deste dois pensadores
Soluções para a tarefa
Bem, o trabalho na visão de Durkheim, é um fato social presente em todas as sociedades, para ele, quanto mais especializado é o trabalho, mais laços de dependência se formam. Durkheim entende a divisão social entre trabalhadores e empregadores como uma divisão funcional. Divisão entre os que devem cumprir uma atividade de organização da produção e mando (os empregadores) e os que devem desenvolver uma atividade produtiva (os trabalhadores).
Já Marx Weber tem uma visão diferente de Durkheim, mesmo o trabalho não ser o seu foco, segundo ele, não há algo geral e comum a todas as sociedades. Cada sociedade obedece a situações históricas e o trabalho teria se tornado uma atividade no capitalismo por condições específicas. Weber entende então que o encontro entre uma ética religiosa e um espírito empreendedor possibilitou a formação histórica do capitalismo.
Espero ter ajudado, bons estudos! :)