Vimos em Ciavatta (2005), que o homem, ao estabelecer relações com a natureza, desenvolve ações de trabalho, o que possibilita a produção dos bens de que necessita para sua subsistência, desenvolve conhecimentos e cultura, constituindo assim, a vida social. CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. Nesse sentido, leia as assertivas a seguir: I. O trabalho sempre existirá, porque é uma atividade essencialmente humana. II. Escola, formação, relações humanas e trabalho não se correlacionam, justamente por conter especificidades próprias. III. A escola deve formar os cidadãos para a capacidade de pensar criticamente, bem como para o desenvolvimento de sua capacidade produtiva. IV. O trabalho promove a humanização dos sujeitos, mas, dependendo das formas e condições do trabalho, pode proporcionar privação dos bens produzidos, situações de exploração, alienação e expropriação dos meios de vida e do próprio conhecimento. Está correto apenas o que se afirma em:
luolhos:
Acredito ser correto: I,III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Alternativa 4:
I, III e IV.
Respondido por
21
Olá!
I. Correto. O trabalho faz parte do desenvolvimento humano, e essencialmente, da sociedade.
II. Incorreto. Todos esses fatores são interdependentes, e formam a cultura das sociedades.
III. Correto. A escola tem como função principal a formação da cidadania, de sujeitos críticos e com poder de questionamento, características fundamentais para o mercado de trabalho.
IV. Correto. Se o trabalho for um meio de escravidão, perderá sua significação e afetará a dignidade e os direitos humanos, havendo a necessidade de fiscalização.
Resposta, Alternativa 4:
I, III e IV.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás