VIDAS NEGRAS IMPORTAM! DEUS NÃO TEM COR!
Bom dia, caros alunos. Nossa aula de hoje começa com uma homenagem às pessoas de cor, principalmente àquelas que foram vítimas da violência brutal. Muitas delas, crianças inocentes, vítimas da mão pesada do Estado, que só aparece nas periferias com fuzis, caveirões blindados, helicópteros, etc. Lamentavelmente, inocentes acabam tendo que pagar o preço por crimes que elas não cometeram. Muitos desses inocentes são crianças e adolescentes, em sua maioria de pele negra.
Ágatha Félix, 8 anos de idade; Jénifer Silene, 11 anos de idade; Kauã Ribeiro, 11 anos. Kauan Peixono, 12 anos. Todos vítimas da violência policial ou em decorrência de confrontos entre policiais e traficantes, no Rio de Janeiro, mortos com tiros de fuzis.
Os fatos do cotidiano apontam que pretos, pobres e periféricos importam tão pouco que a vida de um cachorro teve mais valor que a do menino Miguel Santana, 5 anos de idade, morador do Recife, largado num elevador, enquanto sua mãe cuidava do Cãozinho da patroa.
Dito isto, reporto-me ao episódio ocorrido com o americano George Floyd que morreu em 25 de maio deste ano, depois que Derek Chauvin, então policial de Minneapolis, nos Estados Unidos, ajoelhou-se no pescoço dele por cerca de oito minutos, enquanto estava deitado de bruços no chão. Um crime brutal, desumano, que deixou o mundo perplexo e que tem gerado revolta e indignação pelo mundo, com inúmeros protestos em larga escala.
Alguém poderia perguntar: “Sim. Mas o que esses fatos têm a ver com Ensino Religioso?!” Respondo: Tudo!
Quase a totalidade dos países no mundo tem como fundamento a religiosidade, elemento que ajudou a moldar a personalidade, a alma, a psique humana. As religiões são um componente indissociável de nossas estruturas organizacionais, ainda que as neguemos, pois elas (as religiões) contribuíram e contribuem para a construção do tecido social (entendam tecido social como aquilo que nos une).
Pois bem. Como pode, então, nossas personalidades terem sido formadas com base em valores fundamentais como o amor, a solidariedade, a tolerância, o respeito ao próximo e suas diferenças e, ao mesmo tempo, sermos capazes de cometermos tamanhas atrocidades?!
Se somos seres essencialmente religiosos, como podemos ser capazes de praticarmos tamanhas barbaridades? Por que tanta crueldade, principalmente quando ela é praticada contra uma pessoa simplesmente pelo fato dela ser negra? Será que todos nós não precisamos rever nosso conceito sobre humanidade? Que humanidade é essa que tanto fala de Deus, mas ao mesmo tempo se mantem indiferente aos problemas sociais que atingem, principalmente, negros, mulheres, crianças, idosos? Como é possível gritarmos em voz alta o nome de Deus, mas ao mesmo tempo sermos capazes de tanta crueldade e indiferença?
Tais perguntas não precisam ser respondidas por mim ou por vocês neste momento. São questões que têm por objetivo, à primeira vista, o despertar de nossas consciências para o fato de que pessoas são mortas por causa da cor da sua pele; pessoas são mortas tão somente pelo fato de serem mulheres; pessoas são mortas pelo fato de viverem em favelas, para ficarmos em três exemplos, apenas.
Não é justo que pessoas sejam mortas pelas razões acima expostas. Não é justo que crianças e adolescentes negras tenham suas vidas interrompidas quer pela ineficiência, quer pela violência do Estado. Não é justo que nossas mães, avós, tias, irmãs sejam vítimas do machismo covarde e doentio, praticado por homens abomináveis e atrozes. Não é razoável que ignoremos as Ágathas, as Jénifers, os Kauãs, os Floyds, brutalmente assassinados, enquanto nos trancamos em nossas casas ou em nossos templos religiosos, e invocamos o nome de Deus. É preciso mais que isso, meus queridos, minhas queridas! É preciso sair de nossas casulos para vermos e sentirmos a dor do outro que padece, muitas vezes, diante de nossos olhos! Vidas negras importam! Vidas femininas importam! Vidas de favelados importam! Deus não tem cor!
Por favor me ajudem afazer um texto disertativo sobre esse texto
É urgente!!!!!!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
desculpa não consegui entender muito para te ajuda peço desculpas
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás