vida,respeito,compromisso,solidariedade e humanidade
Embora, muitas vezes, reconheça-se o valor da solidariedade, sabe-se que não é tão simples plantar e fazer florescer essa convicção nos corações. Na política, por exemplo, em vez de se investir nos gestos solidários, prevalece a crença de que avanços diversos dependem de conchavos, ideologias partidárias ou simplesmente das promessas nunca cumpridas. Contenta-se assim com ensaios de lucidez, insuficientes para atender aos urgentes anseios do povo, principalmente de quem é mais pobre. Falta, pois, na sociedade brasileira, um tecido solidário de qualidade.
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.
a palavra respeito significa "olhar outra vez". Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito. Por esse motivo, respeito também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer uma homenagem a alguém, como indica a expressão "apresentar os seus respeitos". Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento de submissão e temor.O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.
Em muitos casos, a solidariedade não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas também consiste no ato de ajudar essas pessoas desamparadas.
De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.
A solidariedade mecânica expressa a parecença entre indivíduos e ajusta os detalhes da ligação entre esses mesmos indivíduos. Este tipo de solidariedade se manifesta através da religião, família, dos costumes e tradições, ou seja, aspectos que contribuem para o vínculo social.
A solidariedade orgânica também tem como objetivo melhorar o vínculo social, mas isso acontece através da divisão social do trabalho. Neste caso, a diferenciação entre os indivíduos através do trabalho resulta na solidariedade, quando existe a interdependência e o reconhecimento que todos são importantes.
Um compromisso é um acordo entre duas partes de que algo será realizado. Um namoro é considerado um compromisso, um casamento também.
Quando diz-se que a pessoa está "compromissada" é porque está estabeleceu um compromisso de fidelidade com a outra sob a forma de um relacionamento amoroso.
O compromisso com deus também é um acordo, mas que os devotos fazem com a figura divina. Por meio de preces, religiosos se comprometem perante Deus e fazem seus votos, sejam estes de pobreza, castidade, ou outras intenções dependendo da crença seguida.
A expressão ter um compromisso significa que a pessoa está com um horário agendado para fazer algo ou encontrar alguém. O compromisso, no caso, é o evento marcado na agenda.
Ter um compromisso moral significa que a pessoa deve respeitar determinados princípios de moralidade e comportamento estabelecidos no meio onde vive, e que deve seguir esses preceitos pois está comprometida com a sociedade. A expressão é utilizada principalmente em termos de denúncia de crimes, como no exemplo: "ao saber do crime de corrupção acontecendo dentro do seu próprio escritório, ele tinha o compromisso moral de denunciar".
A humanidade também representa o respeito ao próximo, onde aprendemos a aceitar e respeitar a opinião das outras pessoas.
Além de humanidade se referir a um “todo” dos seres humanos, ou seja, a um grupo formado por seres humanos, ela também se refere aos atos de solidariedade que são praticados pelos humanos.
Porém, não são todos os seres humanos que são solidários.
Não são todos os humanos que demonstram respeito ao próximo
Não são todos que demonstram compromisso.
ser-humano pode ser traiçoeiro as vezes,
sem ninguém perceber
Ser humano pode dar vida,
porém também pode matar.
Nós seres humanos deveríamos cuidar de nosso planeta, porém só destruímos
deveríamos zelar a vida, porém matamos
Não estamos fazendo nosso papel de animal racional
e sim irracional como qualquer outro animal.
As vezes parecemos ser quem não somos,
Alguns humanos são privados de ser quem são
pois a vida pode parecer bonita,
porém é dura, traiçoeira e difícil igual o humano
ass: Amanda Lens Simão
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
nossa, é triste esse texto
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás