Vianna (2002), buscando compreender as perguntas a quem proteger, como proteger e de que proteger, percebeu que as respostas a esses questionamentos por parte das nações foram historicamente diversas em função das estruturas político-institucionais das mesmas. Com isso, configuram-se modelos diferenciados de proteção social que podem ser resumidamente explicados a partir de três fases históricas, a saber:
a) Pobreza como foco: nesse período as ações governamentais ocorreram simultaneamente à expansão e consolidação dos estados nacionais, principalmente na Europa Ocidental. Num contexto de consolidação do modo de produção capitalista, a pobreza se tornou visível e passou a condicionar as ações governamentais por meio das chamadas leis dos pobres, que no fundo buscavam proteger a sociedade das ameaças representadas pela pobreza e pelos próprios pobres;
b) Foco no trabalho assalariado: ações para fazer frente aos riscos sociais oriundos do trabalho assalariado tornaram-se predominantes no sistema de proteção social, porém em um contexto econômico em que o capitalismo industrial já se encontrava consolidado. Essa fase, que teve início a partir do modelo alemão bismarckiano (1880), e que logo foi difundido por toda a Europa, se baseava no seguro social, cujo objetivo central era estabelecer o controle social, por parte dos estados nacionais, sobre o mundo do trabalho, porém sem sequer tocar nos problemas centrais da classe trabalhadora. Dessa forma, segundo a autora (VIANNA, 2002), a política social perdeu seu caráter assistencialista e ganhou um papel proativo no sistema de proteção, seja assegurando alguns direitos sociais, seja hierarquizando o universo dos beneficiários de acordo com as conveniências do sistema;
c) Do seguro para a seguridade social: as reformas realizadas pelos países desenvolvidos em seus sistemas de proteção social no pós-guerra apontaram na direção da universalidade como mecanismo de construção da cidadania. A partir de sistemas públicos universais buscou-se garantir os direitos sociais de todos os cidadãos, naquilo que ficou conhecido como Estado de bem-estar social. Nesse período, também conhecido como os anos dourados do capitalismo, ocorreu uma produção em larga escala, o consumo de massas e a expansão do emprego e dos salários, resultando numa maior homogeneidade social em algumas regiões do planeta.
MATTEI, Lauro Francisco. Sistema de proteção social brasileiro enquanto instrumento de combate à pobreza. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 57-65, jan./abr. 2019.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. No modelo de proteção social “Do seguro para a seguridade social”, observou-se o crescimento do consumo, geração de empregos e a universalização de serviços essenciais, melhorando a qualidade de vida.
II. No modelo de proteção social pautado na “Pobreza como foco”, houve intenso processo de reformas sociais cuja principal meta era erradicar a pobreza e fortalecer a democracia.
III. "Foco no trabalho assalariado” foi a fase em que garantiu-se diversos direitos trabalhistas aos cidadãos com carteira assinada, erradicando problemas referentes à precariedade das condições de trabalho nas indústrias.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A alternativa que melhor define o desenvolvimento. a partir das políticas de base é a letra A.
Nossa sociedade dialoga sobre a ética do Serviço Social significa compreender as mudanças que vieram ocorrendo na intervenção profissional do assistente social, como também, a crise política que nos ronda.
Notamos a importância das manifestações sociais, pois elas visam mudanças, e, não apenas na esfera da economia e da política, mas no campo do conhecimento, das ideias e dos valores, onde o assistente social junto com o educador, tem a função de visar esclarecer e preparar os indivíduos para um futuro melhor para as próximas gerações.
oseasferro:
letra (A) mais qual alternativa?
Perguntas interessantes
Química,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Física,
10 meses atrás